MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IASP comemora 135 anos

IASP comemora 135 anos

No dia 30/11, o IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo realiza sessão solene para comemorar os 135 anos de sua fundação. O ato será na sede da entidade, às 18h, e, na ocasião, será outorgado o prêmio Barão de Ramalho ao Egrégio STJ e também diplomados os associados admitidos em 2009.

Da Redação

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Atualizado às 07:52


Solenidade

IASP comemora 135 anos

No dia 30/11, o IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo realiza sessão solene para comemorar os 135 anos de sua fundação.  O ato será na sede da entidade, às 18h, e, na ocasião, será outorgado o prêmio Barão de Ramalho ao Egrégio STJ e também diplomados os associados admitidos em 2009.              

Fundado em 29 de novembro de 1874 por um grupo de 40 profissionais - advogados, juristas e professores da Academia de Direito do Largo São Francisco, o IASP sempre teve como finalidade promover a reunião dos advogados em proveito geral da ciência do Direito. Joaquim  Ignácio Ramalho, o Barão de Ramalho foi um dos fundadores e o primeiro presidente da entidade.

O IASP tem uma gama de serviços prestados ao país. Foi decisivo na introdução dos preceitos éticos no exercício das profissões jurídicas e pioneiro na elaboração do Código de Ética Profissional do Direito no Brasil. Participou dos principais acontecimentos da vida nacional e foi peça fundamental no processo de redemocratização do Brasil. Hoje, assume o relevante papel de ajudar a consolidar o Estado de Direito, sempre a postos e combativo para quaisquer e eventuais desvios.

Durante o triênio 2007-2009, em fato inédito, o IASP foi presidido por uma mulher, a advogada Maria Odete Duque Bertasi, cujo mandato se encerra no próximo mês. A presidência, porém, continuará em mãos femininas e, em janeiro de 2010, assume o cargo a advogada Ivette Senise Ferreira, que foi, também, a primeira diretora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, de 1998 a 2002. 

______________

______________