MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 7ª turma do TST - Trabalhador ganha terço de férias sem ter feito pedido explícito na ação

7ª turma do TST - Trabalhador ganha terço de férias sem ter feito pedido explícito na ação

Decisão do juiz fora do pedido formulado na inicial, que resulta em nulidade do julgamento, é chamada de extra petita, ou seja, além do pedido. Foi com o argumento de que o deferimento do benefício extrapola o que foi solicitado pelo trabalhador, que a Cummins do Brasil Ltda tentou reverter resultado que a condenou ao pagamento do terço de férias, direito contido na CF/88.

Da Redação

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Atualizado às 08:38


"Extra petita"

7ª turma do TST - Trabalhador ganha terço de férias sem ter feito pedido explícito na ação

Decisão do juiz fora do pedido formulado na inicial, que resulta em nulidade do julgamento, é chamada de extra petita, ou seja, além do pedido. Foi com o argumento de que o deferimento do benefício extrapola o que foi solicitado pelo trabalhador, que a Cummins do Brasil Ltda tentou reverter resultado que a condenou ao pagamento do terço de férias, direito contido na CF/88 (clique aqui). A empresa recorreu de decisão regional, mas seu apelo foi rejeitado pela 7ª turma do TST.

A decisão havia sido adotada pelo TRT da 2ª região sob o fundamento de que o pagamento do terço de férias era devido ao trabalhador por ser um benefício constitucionalmente garantido - mesmo não tendo sido postulado. O Regional concedeu o terço de férias, apesar de o pedido, no caso, se dirigir tão-somente às férias, por entender que ambas as verbas se encontram "umbilicalmente ligadas", através do artigo 7º, XVII, da CF/88. A empresa recorreu ao TST, sustentando ser inviável deferir parcela não pleiteada, mas a 7ª turma não conheceu da apelação patronal.

Para a juíza convocada Maria Doralice Novaes, relatora do recurso de revista, o deferimento das férias implica a concessão do terço de férias. A relatora explica que, "na medida em que as férias e o terço de férias encontram-se disciplinados pelo artigo 7º, XVII, da CF/88, possuindo, portanto, a mesma base constitucional, o pleito de uma implica o deferimento da outra, ainda que não tenha sido expressamente postulada, o que afasta qualquer alegação de julgamento 'extra petita'".

  • Processo Relacionado : RR - 2290/1998-315-02-00.1 - clique aqui.

_______________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA