MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RS reverte decisão e afasta pretensão indenizatória de ex-fumante

TJ/RS reverte decisão e afasta pretensão indenizatória de ex-fumante

Em sessão de julgamento realizada no dia 4/12, o TJ/RS reverteu decisão do próprio tribunal que havia acolhido a pretensão indenizatória do ex-fumante Edison Amaral contra a fabricante de cigarros Souza Cruz.

Da Redação

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Atualizado às 08:20


Fumo

TJ/RS reverte decisão e afasta pretensão indenizatória de ex-fumante

Em sessão de julgamento realizada no dia 4/12, o TJ/RS reverteu decisão do próprio tribunal que havia acolhido a pretensão indenizatória do ex-fumante Edison Amaral contra a fabricante de cigarros Souza Cruz. O julgamento teve início em outubro, mas havia sido suspenso devido a um empate no 3° Grupo de Câmaras. O desempate coube ao 3º vice-presidente do TJ/RS que, no julgamento, acolheu os argumentos de defesa da Souza Cruz, afastando a pretensão indenizatória.

O caso foi reapreciado pelo TJ/RS devido a um recurso apresentado pela Souza, uma vez que a decisão anterior, proferida pela 5ª câmara Civil do mesmo tribunal, não havia sido unânime. Com o julgamento de hoje, foi confirmada a decisão de primeira instância que havia afastado os pedidos indenizatórios do ex-fumante.

Retrospectiva

O caso julgado hoje teve início em 2001, com uma ação indenizatória contra a Souza Cruz proposta pelo sr. Edison Amaral, na 3ª vara Cível de Rio Grande. Em síntese, o autor alegava ter desenvolvido males pulmonares e circulatórios atribuídos ao consumo de cigarros. Como reparação, solicitava indenização por danos morais no valor de R$ 400 mil.

No entanto, o juízo de primeira instância afastou tais pedidos com base, dentre outros argumentos, no amplo conhecimento público dos riscos associados ao consumo de cigarros ; no livre arbítrio dos consumidores em optar (ou não) por fumar, já que a decisão de consumir ou não o produto é uma questão de livre escolha ; na ausência de nexo causal entre os danos alegados e o consumo de produto ; e na ausência de defeito no produto, por se tratar de produto de risco inerente, cuja produção, distribuição e comercialização no Brasil é autorizada e amplamente fiscalizada/regulamentada pelo Estado.

O ex-fumante recorreu, levando o caso à 5ª câmara Cível do TJ/RS, que, por maioria, reverteu a decisão de primeiro grau. A Souza Cruz recorreu ao 3º Grupo de Câmaras e, o próprio TJ/RS reverteu sua decisão anterior, afastando a pretensão indenizatória do ex-fumante.

Panorama nacional

A Souza Cruz informa que, desde 1995, foram propostas contra a companhia 598 ações indenizatórias dessa natureza. Desse total, até o momento, há 377 decisões rejeitando tais pretensões (269 definitivas) e 15 em sentido contrário (as quais estão pendentes de recurso). Todas as decisões definitivas já proferidas pelo judiciário brasileiro em demandas dessa natureza afastaram as pretensões indenizatórias dos fumantes, ex-fumantes ou seus familiares.

______________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...