TUDO SOBRE


Por maioria, a 3ª turma do STJ definiu que, quando a execução é extinta em razão do reconhecimento da prescrição, os honorários advocatícios devem ser calculados sobre o valor da dívida executada, não sobre o valor da causa. Veja mais:

Por unanimidade, 3ª turma do STJ reconheceu a possibilidade de declaração de filiação socioafetiva após a morte, ainda que inexistente manifestação formal de vontade do falecido. Veja mais:
Os ministros abriram a sessão julgando um HC envolvendo busca e apreensão de criança que foi permitida por desembargadora do TJ/PR. O habeas foi negado, porque os ministros consideraram a via inadequada, mas a ministra Nancy chamou a atenção para a origem do processo: o Estado do Paraná. Os demais concordaram, e destacaram que casos semelhantes envolvendo crianças têm sido frequentes no PR e em SC...
Por unanimidade, a 3ª turma do STJ decidiu que cônjuge pode ser incluído no polo passivo da execução de título extrajudicial quando a dívida foi contraída na constância do casamento, sob o regime da comunhão parcial de bens. Veja mais: