MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Julgamento no STJ discute tributação de serviços de telefonia
ICMS

Julgamento no STJ discute tributação de serviços de telefonia

Decisão definirá se há incidência de ICMS sobre serviços suplementares de telefonia celular.

Da Redação

terça-feira, 22 de maio de 2012

Atualizado às 09:20

A 1ª seção do STJ iniciou julgamento que discute a incidência de ICMS sobre serviços suplementares de telefonia celular. Após dez anos de jurisprudência contra a tributação e uma súmula contrária à cobrança de imposto sobre habilitação, os ministros, desta vez, caminham para dar uma decisão favorável aos governos estaduais.

Ao analisar REsp da Fazenda do RJ contra a Vivo, três dos dez ministros que compõem a seção, Napoleão Nunes Maia Filho, relator, Benedito Gonçalves e Mauro Campbell, entenderam que esses serviços devem ser tributados, pois são imprescindíveis à comunicação.

No entendimento de Mírian Lavocat, sócia do escritório Mattos Muriel Kestener Advogados, o julgamento deveria ser suspenso, já que, em sede de recurso representativo da controvérsia, as associações de classe não foram intimadas para intervir como amicus curiae.

Para a advogada, nos termos do artigo 543-C, § 4º, do CPC, em um julgamento com esta repercussão, em que será alterada a jurisprudência da Corte, levando inclusive a anulação da súmula 350, é indispensável que os interessados se manifestem no processo. O Resp é julgado como recurso repetitivo.