MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza critica processos de busca e apreensão de veículo "sem qualquer nexo"
Justiça do DF

Juíza critica processos de busca e apreensão de veículo "sem qualquer nexo"

Magistrada lamenta "petições destituídas de sentido".

Da Redação

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Atualizado às 07:59

A juíza de Direito Joselia Lehner Freitas Fajardo, de Planaltina/DF, em ação de busca e apreensão em alienação fiduciária, deu verdadeiro puxão de orelha no Banco.

A magistrada criticou o fato do banco não ter fornecido os meios para o oficial de justiça cumprir a liminar no endereço da parte ré. "Qual a finalidade de apenas citar o réu se o objeto é a busca e apreensão do veículo? Se o banco não fornece os meios para cumprir a busca e apreensão e pretende somente citar o devedor, deve converter a ação em execução."

A julgadora lamenta a frequência de processos de busca e apreensão de veículo no juízo sem qualquer nexo, com petições destituídas de sentido, "sendo nítido que o único interesse é manter o processo ativo, e não buscar e apreender o veículo alienado".

"É muito cômodo para a parte autora não fornecer os meios para o Oficial de Justiça cumprir a liminar e depois requerer que o Judiciário se encarregue de procurar endereços, sendo que sequer o endereço declinado na inicial foi diligenciado."

E, assim, intimou o banco, autor da ação, para cumprimento de determinação, sob pena de extinção por indeferimento da petição inicial.

Veja abaixo a decisão.

_____________

DECISÃO INTERLOCUTÓRIA

Indefiro o pedido de fl. 111, porque o banco sequer forneceu os meios para o oficial de justiça cumprir a liminar no endereço declinado nos autos.

Inerte, agora a parte pretende sobrecarregar este juízo com consultas nos sistemas informatizados, mantendo ativo o processo nas estatísticas do escritório contratado pelo banco.

Qual a finalidade de apenas citar o réu se o objeto é a busca e apreensão do veículo? Se o banco não fornece os meios para cumprir a busca e apreensão e pretende somente citar o devedor, deve converter a ação em execução, conforme decisões de fls. 40 e 103.

Infelizmente, têm se tornado frequentes neste juízo os processos de busca e apreensão de veículo sem qualquer nexo, com petições destituídas de sentido, sendo nítido que o único interesse é manter o processo ativo, e não buscar e apreender o veículo alienado.

É muito cômodo para a parte autora não fornecer os meios para o Oficial de Justiça cumprir a liminar e depois requerer que o Judiciário se encarregue de procurar endereços, sendo que sequer o endereço declinado na inicial foi diligenciado.

Sendo assim, intime-se o autor pessoalmente para cumprimento da determinação de fl. 103, em 5 dias, nos termos do art. 485, §1º, do Novo CPC, sob pena de extinção.

Planaltina - DF, sexta-feira, 15/04/2016 às 17h01.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...