Quarta-feira, 22 de novembro de 2017

ISSN 1983-392X

STF

Ministro Marco Aurélio critica Moraes durante julgamento

Fato ocorreu na sessão desta terça-feira, 16.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Durante o julgamento de um HC na tarde desta terça-feira, 16, de relatoria do ministro Marco Aurélio, a 1ª turma presenciou situação entre o decano do colegiado, ministro Marco Aurélio, e o novato, ministro Alexandre de Moraes.

O ministro Moraes, ao votar, começou a falar de informações que apurou em pesquisa no site do TJ/SP, que levariam ao prejuízo da impetração. O ministro Marco Aurélio, presidente da turma, interveio:

Vou reafirmar em profissão de fé: eu não julgo fora do que está no processo. Não pesquiso sítio de qualquer Tribunal para trazer no habeas corpus elementos contrários ao próprio objetivo do habeas corpus. A menos que V. Exa. peça juntada desses elementos para eu poder reexaminar, eu não tenho como...”

Ao que o ministro Alexandre de Moraes logo tentou consertar: “Por isso estou trazendo, presidente.” O relator continuou: “O mais interessante é que eu não encontro tempo para diminuir meu acervo processual, enquanto os colegas podem pesquisar fora inclusive do processo? Que milagre é esse?

Os ministros Rosa e Fux acompanharam o ministro Marco Aurélio e, vencido no conhecimento, o fez também no mérito o ministro Alexandre de Moraes.

  • Ouça a conversa:

patrocínio

VIVO

últimas quentes