MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Tocantins deve eleger novo governador em 40 dias
Eleições diretas

Tocantins deve eleger novo governador em 40 dias

Com a cassação dos mandatos de Marcelo Miranda e Cláudia Lélis, eleições diretas devem ser convocadas.

Da Redação

quinta-feira, 29 de março de 2018

Atualizado às 11:40

Dentro de 40 dias, o Estado do Tocantins elegerá um novo governador e vice-governador por eleições diretas. Assim determinou o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, ao cassar os diplomas de Marcelo Miranda e Cláudia Lélis, então governador e vice-governadora do Estado, por arrecadação ilícita de recursos para a campanha em 2014.

De acordo com o art. 224, do Código Eleitoral, o pleito deve ser convocado no prazo de 40 dias. A norma determina a realização de eleição direta sempre que a cassação ocorrer antes de seis meses para o final do mandato.

Enquanto as eleições diretas não ocorrem, quem governa interinamente o Estado é o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Mauro Carlesse.

Marcelo Miranda e Cláudia Lélis tiveram seus diplomas de governador e vice-governadora cassados em recente sessão do TSE. A maioria dos ministros entendeu que houve arrecadação ilícita de recursos para a campanha de governador em 2014.

  • Processo: RO 122086

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...