MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Decisão do STF de barrar condução coercitiva é acertada, afirma D´Urso
Opinião

Decisão do STF de barrar condução coercitiva é acertada, afirma D´Urso

Para criminalista, decisão garante ao cidadão preceito fundamental emanado da CF.

Da Redação

sábado, 16 de junho de 2018

Atualizado em 15 de junho de 2018 17:20

O STF concluiu, na última quinta-feira, 14, o julgamento das ADPFs 395 e 444, propostas pela OAB e o PT e, por 6 votos a 5, declarou inconstitucional o art. 260 do CPP, que prevê a condução coercitiva para fins de interrogatório no Brasil.

Para o advogado criminalista Luiz Flávio Borges D’Urso (D'Urso e Borges Advogados Associados), "o Supremo concluiu corretamente, pois decidiu garantindo ao cidadão um preceito fundamental emanado de nossa CF".

D'Urso destaca que a Constituição brasileira assegura que ninguém está obrigado a fazer prova contra si mesmo, além do que, o investigado ou acusado tem o direito de permanecer calado. "Portanto, a condução coercitiva, por si só, já representa uma violência do Estado contra o cidadão, absolutamente imprópria numa democracia."

D'Urso, que é o Presidente de Honra da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas - Abracrim, destacou que "muitos abusos foram cometidos por autoridades que, antes mesmo de intimar o cidadão a prestar um depoimento, o conduziam coercitivamente, para o simples ato de depor, violando até o art. 260 do CPP, hoje considerado pelo STF, inconstitucional". Para o advogado, a medida foi transformada em espetáculo de mídia, “um verdadeiro linchamento moral do conduzido”.

________________


Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...