MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Revista Getulio nº 12

Revista Getulio nº 12

Da Redação

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Atualizado às 08:19


Revista Getulio nº 12

Revista Getulio chega às bancas, com dossiê sobre os perfis da advocacia no Brasil

A 12ª edição da Revista Getulio, editada pelo GVlaw, chega as bancas e traz os diversos perfis da carreira de advocacia no Brasil, encerrando um ciclo iniciado pela primeira edição de 2008, dedicada à discussão dos cursos de direito e ao problema da proliferação de vagas.

A Getulio compila as conclusões de um levantamento produzido pelos pesquisadores do GVlaw durante este ano, com uma série de dados relacionados à profissão, ao crescimento dos escritórios, à abertura de novas perspectivas de desenvolvimento do profissional do direito. Com a leitura dessas pesquisas e dados, pôde-se notar de um lado uma falta de consciência do advogado sobre como se dá esse desenvolvimento de carreira, sobretudo por parte do jovem egresso.

Para corroborar esse amplo estudo, a Getulio também ouviu nomes representativos da advocacia brasileira e paulista, como os jurista Modesto Carvalhos, Celso Mori Cintra (representando o Pinheiro Neto Advogados), Raquel Otranto (Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Munhoz Advogados) e Hamilton Dias de Souza.

Do grupo de pesquisadores do GVlaw, Daniel Babinski e Daniel Wei Liang Wang produziram o artigo Ensino jurídico e perfis do advogado e orientaram o trabalho dos repórteres Daniella de Lucca e Rafael de Queiroz no desenho dos cinco perfis que permeiam a carreira (entrevistaram o estagiário, o advogado júnior, o pleno e o sênior e, por fim, o advogado sócio). Já o pesquisador Bruno Ramos Pereira se debruçou sobre "O crescimento vertiginoso dos escritórios de Direito no Brasil", como uma das expressões de que cada vez mais a prática da advocacia se aproxima da lógica empresarial.

A Revista traz ainda dois perfis de empreendedores: o advogado Bruno Pedalino, que viu no direito empresarial um nicho a desbravar em Londrina e no Norte do Paraná, e hoje expande o escritório para ousadias maiores. E o italiano Fabio Buccioli, que formado em Bolonha previu, há vinte anos, que faria bons negócios no Brasil.

Mais textos completam a Revista. Como o debate que reuniu três pesquisadores da área criminal para responder à questão Por que a violência caiu em São Paulo? Theodomiro Dias Neto, coordenador de Direito Criminal do GVlaw, Túlio Khan, da Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública, e Denis Mizne, diretor do Instituto Sou da Paz, na tentativa de responder à pergunta debateram sobre manutenção de políticas públicas, gestão da segurança, e profissionalização do aparato policial.

Este número tem ainda o belo e prático roteiro elaborado pela professora Beatriz Lacombe sobre gerenciamento de carreira; a reportagem Quando a alternativa vira regra, em que Helder Junior conta como, após a instituição da Lei de Arbitragem, a mediação se consolidou como ferramenta alternativa eficaz na resolução de conflitos. Na seção Biblioteca, um passeio pelo mundo dos livros com Ives Gandra Martins. O repórter Axel Gyldén, corresponde da revista francesa L'Express para a América Latina, fala sobre como o Brasil é visto na França. E em Política, poesia e sedução, a advogada e crítica Maria Rita Drummond nos mostra a trajetória do artista carioca Cildo Meireles, contextualizando por que ele ocupa lugar ímpar na produção conceitual nacional, merecendo o 7º Prêmio Velázquez de Artes Plásticas e até exposição badaladíssima na Tate Modern, em Londres.

_________

 

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...