MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Quais as diferenças entre field service, help desk e service desk?

Quais as diferenças entre field service, help desk e service desk?

Vamos explicar o que cada uma dessas três nomenclaturas quer informar ao serem utilizadas pelos profissionais da área, facilitando seu uso por parte do cliente.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Atualizado em 11 de maio de 2018 16:06

O suporte de TI tem diversos nomes para designar funções semelhantes. As classificações, muitas vezes, acabam confundindo o usuário, que não sabe para qual das assistências recorrer em cada caso. Portanto, vamos explicar o que cada uma dessas três nomenclaturas quer informar ao serem utilizadas pelos profissionais da área, facilitando seu uso por parte do cliente.

Simples e rápido - help desk

O suporte Help Desk é o que deve ser acionado quando se tem problemas de baixa complexidade, como configurações de e-mail, impressora e internet, com pequenas alterações no hardware ou software que podem ser facilmente feitas pelo cliente. Esse serviço é realizado de forma remota, geralmente via telefone, mas pode ser online também, com acesso do atendente ao computador por essa interface. O objetivo do Help Desk é diminuir as demandas simples das obrigações prioritárias dos especialistas, com protocolamento das soluções para dinamizar o processo de resposta aos clientes.

Se a solicitação não conseguir ser resolvida pelo Help Desk, ela escala um nível, indo para o Service Desk.

O segundo nível de dificuldade - service desk

Quando algum problema passa pelo Help Desk, é o Service Desk que entra em ação. O atendimento, como o anterior, pode ser telefônico ou online. Esse suporte abrange questões mais complexas, que necessitam de uma análise de alguém mais experiente e capaz de adequar-se às demandas de cliente e sistema, solucionando falhas de segurança, em servidores e de funcionamento que possam comprometer o andamento da empresa.

Essa área, além disso, tem a obrigação de fazer o acompanhamento dos seus clientes, propondo estratégias e prevenindo o sistema de futuras complicações.

Mãos à obra - field service

A equipe do suporte de TI que vai aos clientes fisicamente solucionar os problemas recebe o nome de Field Service. Adversidades relacionadas aos desktops, notebooks, software de escritórios etc., são direcionadas a esse setor, que recebem as solicitações dos Help e Service Desks que precisam de apoio presencial.

Três em um - o modelo da penso

Com o intuito de prover soluções cada vez mais rápidas e completas, a Penso se estruturou para que cada cliente seja atendido por um especialista capaz de efetuar o reparo necessário, sempre com alguém disponível para receber seu pedido e direcioná-lo corretamente para a devida área de suporte de TI. Acesse o nosso site para conhecer nossos serviços e encontrar as melhores soluções para a rede do seu negócio!

_______________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca