MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento de obra "Ninguém sofre porque quer"

Lançamento de obra "Ninguém sofre porque quer"

Da Redação

segunda-feira, 1 de março de 2010

Atualizado às 10:47


Lançamento

Obra do colunista migalheiro Adauto Suannes

Acontece hoje o lançamento da 2ª edição do livro "Ninguém sofre porque quer" (Instituto Memória - 2ª edição - 173p.), do colunista migalheiro e desembargador aposentado do TJ/SP, Adauto Suannes. O evento será na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073, SP), das 19h às 21h30.

"Esta 2ª edição e corridos alguns anos desde o lançamento do livro, muita coisa aconteceu, até porque a vida é eminentemente dinâmica. O Vítor superou todas as dificuldades referidas no prefácio e hoje é um garoto saudável, bem-humorado, inteligente e, para orgulho do avô, amante dos livros. O André já se considera um rapaz e é mais chegado aos esportes do que o irmão.

Quanto a mim, ingressei no seleto grupo dos "CCs". Foram necessários muitíssimos anos para que as pessoas, principalmente graças aos "AAs", descobrissem que o alcoolismo é uma doença, por sinal insidiosa. Mesmo assim, ao contrário do que preconizava o prospectivo Emilio Mira y Lopes, já na primeira metade do século passado, os meios de comunicação continuam autorizados a incentivar o seu consumo. Até atividades esportivas são patrocinadas por tais bebidas, tal como se fazia com o tabaco até recentemente. Penso que já era tempo de os alcoólicos anônimos deixarem esse anonimato e saírem à rua para darem testemunho do sofrimento que a bebida lhes causou a eles e a seus familiares.

Pois o "CC", ainda não oficializado, pretende reunir o cancerosos conhecidos, cujos testemunhos certamente levariam muita gente a tomar medidas preventivas diante do risco de contração de tal moléstia, que chega sem prévio aviso.

O médico David Servan-Schreiber, no oportuno livro Anticâncer, traz seu testemunho pessoal: "Saber que se está com câncer é um choque. Sentimo-nos traídos pela vida e pelo próprio corpo. Mas ficar sabendo de uma recaída é terrível. É como se descobríssemos de repente que o monstro, que acreditávamos ter abatido, não está morto, e não havia parado de nos seguir na sombra, e terminou nos pegando".

Tal recaída, em lugar de desanimá-lo, mais o animou a estudar tal moléstia, com propostas preventivas que estão ao alcance de qualquer de nós.

Pois foi o câncer que me levou a reeditar o presente livro, ao descobrir o número elevado de pessoas que se recusam até mesmo a pronunciar o nome de tal moléstia, esquecidos de que tremermos diante do nome de nosso inimigo já é entrar na luta em posição de desvantagem.

Orgulho-me de ter ao meu lado, nessa batalha, esse homem extraordinário chamado José Alencar Gomes da Silva, atualmente no exercício da Vice-Presidência da República, exemplo de fibra, fé e, acima de tudo, vontade de viver. Ao sair do hospital depois de uma das inúmeras cirurgias a que se submeteu em razão do invencível câncer, expressou tudo isso em uma frase lapidar: 'Deus não precisará do câncer para me levar quando resolva fazê-lo'. Dedico, pois, especificamente a ele esta 2ª edição." Adauto Suannes, autor

Sobre o autor



Adauto Suannes
nasceu na cidade de São Paulo, formando-se em Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, no ano de 1960. Ingressando na Magistratura em 1963, chegou ao topo da carreira, vindo a aposentar-se como desembargador do TJ/SP, depois de mais de 20 anos de judicatura. Foi professor universitário por mais de 12 anos. Tem publicados diversos livros de conteúdo jurídico e de reflexão existencial.


_______________

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA