Sábado, 21 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Investimentos Financeiros

Qual melhor investimento para seu perfil?

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

O investidor brasileiro comum vem ganhando cada vez mais coragem de sair da poupança e dos grandes bancos, onde ainda se encontram boa parte dos investidores. Essa acomodação acontece por dificuldade em encarar mudanças, medo e desconhecimento, que somados, trazem dúvidas sobre qual tipo de aplicação buscar.

O primeiro passo que se deve tomar antes de escolher um investimento, seja iniciante ou mais experiente, é verificar se a aplicação está em conformidade com o seu perfil de investidor.

Para traçar seu perfil, é importante analisar sua tolerância para tomar riscos, bem como o prazo em que se busca obter os retornos para resgatar ou reinvestir o capital.

A seguir, você vai conhecer cada um dos três principais perfis de risco.

Conservador

Trata-se de investidores que possuem baixa, ou quase nenhuma, tolerância a risco, recorrendo essencialmente a uma maior segurança e preservação de seu capital aplicado.

Moderado

Antigos "Moderado" e "Balanceado", abrange investidores propensos a alocar uma fração de seus recursos em produtos de maior risco, aceitando a possibilidade de sofrer alguma perda em seu capital investido, a fim de adquirir retornos acima da média no médio e longo prazo.

Sofisticado

Antigos "Crescimento" e "Sofisticado", engloba investidores que apresentam alta tolerância a risco, estando dispostos a buscar retornos expressivos e de maior volatilidade em seus investimentos, inclusive por meio de alavancagem.

Para saber qual é o seu perfil, basta responder a um questionário chamado Suitability, também conhecido no mercado como API (Avaliação de Perfil do Investidor). Utilizado em todo o mundo, o Suitability é obrigatório no Brasil desde o lançamento da Instrução 539/2013 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). De acordo com a instituição, a instrução dispõe sobre o dever de verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente.

Por se tratar de um item obrigatório, o investidor que abre conta no BTG Digital tem como primeiro passo o preenchimento do Suitability e, em poucos minutos, consegue saber seu perfil de risco e assim, pode fazer escolhas mais adequadas na hora de montar sua carteira de investimentos.

Abra sua conta sem taxa de manutenção no BTG Digital, descubra seu perfil de investidor e conte com a assessoria de investimentos.

__________

Oferecimento BTG Pactual digital