Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

ISSN 1983-392X

Lauda Legal

por Roberta Resende

Curso de Teoria Geral do Direito

quinta-feira, 10 de junho de 2010


Curso de Teoria Geral do Direito


 

 

 

 

Editora: Noeses
Autora: Aurora Tomazini de Carvalho
Páginas: 748

A guiar e fundamentar o curso em tela, as contribuições da filosofia da linguagem, do chamado "giro lingüístico": a linguagem é mais do que instrumento, ela condiciona a própria aquisição do conhecimento. Nas palavras bem escolhidas pela autora, "a língua não é uma estrutura por meio da qual compreendemos o mundo" e sim "uma atividade mental estruturante do mundo".

Sob essa orientação, conhecer o direito é conhecer as regras da linguagem que lhe é própria, reduzir as ambiguidades que a perpassam. Sim, pois se o direito positivo é o conjunto de normas jurídicas válidas em um dado país, insere-se em um contexto comunicacional, não havendo "outra saída (...) se não o manejo de textos".

Traçado o direito nesses termos, a autora passa a definir normas jurídicas, afirmando que são estruturas linguísticas, significações "deonticamente estruturadas" que mantêm relações de coordenação e subordinação entre si. Dessas lições extrai-se que para o enfoque esposado a norma jurídica é mais que o enunciado, é a construção levada a cabo pelo intérprete, condicionada por seus referenciais culturais.

Para o momento da incidência normativa o constructivismo lógico-semântico também acrescenta seu contributo à teoria tradicional: se a alteração social descrita no antecedente da norma jurídica não estiver sob a forma de "linguagem competente", não haverá a produção dos efeitos jurídicos.

No percurso são examinadas as teorias sobre o Direito – jusnaturalismo, exegese, historicismo, realismo jurídico, positivismo, culturalismo jurídico, pós-positivismo; os conceitos de norma jurídica completa, regra-matriz, sanção; a problemática das lacunas (e os recursos para supri-las – analogia, costumes, princípios gerais do Direito) e das antinomias; e por fim as diferentes teorias sobre o ordenamento.

À medida que trabalha com linguagem acurada, precisa, que coarta imprecisões e vaguezas, o constructivismo lógico-semântico confere segurança ao estudante, que se sente impelido a prosseguir em seus estudos, a pensar o Direito.

É trabalho de fôlego, de apaixonado pelo estudo do Direito.

_______________

 Ganhadora :

Marília Ione Follador Gonçalves, consultora tributária da Deloitte Touche Tohmatsu Consultores Ltda, de Curitiba/PR

____________

____________

Adquira já o seu :












__________________


Roberta Resende

Roberta Resende é formada pela faculdade de Direito do Largo de São Francisco/USP (Turma de 1995) e pós-graduada em Língua Portuguesa, com ênfase em Literatura.