Domingo, 22 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Lauda Legal

por Roberta Resende

"De Faxineiro a Procurador da República"

quarta-feira, 14 de março de 2012

 

De Faxineiro a Procurador da República - 3ª edição








Editora:
Método

Autor: Manoel Pastana
Páginas: 172









Quantos de nós, brasileiros, conhecem a Ilha de Marajó? Pois veio de lá o autor e personagem da obra que ganha nossa página no dia de hoje. Manoel Pastana foi protagonista de uma típica história de sucesso pessoal: proveniente de família de escassos recursos materiais, chegou a Brasília em 1980, onde trabalhou como faxineiro e vendedor de livros. No ano seguinte, entrou no serviço público como soldado da Aeronáutica e de concurso em concurso, chegou a Procurador Regional da República da 4ª região, com jurisdição sobre os três estados da Região Sul do Brasil.


É ele mesmo, de viva voz, quem conta ao leitor que em sua infância não gostava de ler, nem de estudar. Mas que aos poucos percebeu que seria o único caminho capaz de livrá-lo da pobreza – não tinha talento para ser jogador de futebol, cantor sertanejo, tampouco atributos físicos para ser modelo, resume, em tom galhofeiro. Estudar seria, em sua própria percepção, única forma digna de mudar de vida.

Por terem entrado em sua vida com objetivos pragmáticos, os livros impuseram-lhe métodos e disciplinas também pragmáticos: apuraram-lhe o senso crítico e a capacidade de observação. Nessa senda, tornou-se detentor abalizado de receita de sucesso que detalha nas páginas que compõem a obra. Para tanto, vale-se sobretudo do referencial teórico trabalhado pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman, mundialmente conhecido pela autoria do best-seller Inteligência Emocional. Para Goleman, "inteligência emocional é a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir em um objetivo apesar dos percalços". Em palavras simplificadas, o controle das emoções é decisivo para o sucesso de uma pessoa, conclusão a que Pastana chegou na prática.


Assim, explicita o que chama de "estratégias mentais defensivas", capazes de amenizar situações difíceis que costumam desequilibrar o atingido, delineia as ofensivas, responsáveis por desenvolver no candidato um preparo para os momentos de desafio e por fim esmiúça as técnicas de estudo e de memorização por ele desenvolvidas.


À guisa de epílogo, o autor afirma que mais do que ter passado de faxineiro a Procurador da República, passou de um estado em que "pouco pensava" para o de alguém que "faz do cérebro um instrumento de realização". Se contar e ouvir histórias é uma das características que nos faz humanos, aproveitemo-la, que essa é das boas.

__________

Ganhador :

Daumer Fima Carvalho, advogado em Belo Horizonte/MG

__________

__________

Adquira já o seu :


__________

Roberta Resende

Roberta Resende é formada pela faculdade de Direito do Largo de São Francisco/USP (Turma de 1995) e pós-graduada em Língua Portuguesa, com ênfase em Literatura.