Segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Direito do Trabalho – para os concursos de analista do TRT e do MPU"

Confira quem faturou o exemplar da obra "Direito do Trabalho – para os concursos de analista do TRT e do MPU" (JusPodivm – 448p.), do professor Henrique Correia.

segunda-feira, 5 de abril de 2010


Sorteio de obra

O livro "Direito do Trabalho – para os concursos de analista do TRT e do MPU" (JusPodivm – 448p.), do professor Henrique Correia, é voltado para o concurso de Analista do TRT e do MPU. "Abrange, inclusive, teoria e questões dos concursos de analista administrativo, analista judiciário e analista judiciário especializado em execução de mandados. A ideia deste trabalho surgiu em virtude das reivindicações dos meus alunos, que almejavam por uma obra direcionada para todos esses concursos de analista da Justiça do Trabalho e do Ministério Público da União. As apostilas específicas mostram-se, na maioria das vezes, insuficientes para o preparo adequado dos candidatos diante do alto grau de exigência das atuais provas, o que ocorre também com as obras clássicas do Direito do Trabalho, por abordarem inúmeras matérias diferentes ao concurso.

O edital exige o conhecimento apenas de questões objetivas (testes). O livro se direciona para essas questões. Importante frisar, entretanto, que o concurso para Analista do TRT, há tempos, vem exigindo profundos conhecimentos em Direito do Trabalho. Tentou-se, portanto, abordar todas as questões exigidas nos últimos anos, como forma de possibilitar uma preparação completa do candidato.

Ressalta-se que, para fins de memorização da matéria, há necessidade de o candidato, além de fazer uma leitura atenta da teoria, resolver o maior número possível de exercícios. Por isso, optou-se por ampliar o número de questões comentadas (são mais de 160 questões comentadas em todas as alternativas) e questões dos últimos concursos (há mais de 200 questões). Se houver dúvida em qualquer desses exercícios, é importante que se retorne à parte teórica, para buscar a resposta de forma mais detalhada.

Posteriormente, encontram-se os testes de memorização e as questões elaboradas pelo autor. Lembrar de anotar os erros também é recomendável. Ao resolver as lacunas deixadas para memorização, o candidato poderá não se lembrar dos exatos termos da lei. No entanto, o mais importante é completar o sentido e, principalmente, os prazos. Esse exercício, embora com alto grau de exigência, ajuda muito na fixação da teoria.

A matéria “Dos Direitos Constitucionais dos Trabalhadores (art. 7° da CF/88)” será abordada durante todo o livro e não em capítulo próprio, evitando-se, assim, a repetição dos assuntos.

Nota-se que, nos últimos concursos de Analista, tem-se exigido o conhecimento de muitas súmulas e orientações jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho relacionadas às matérias do edital. Diante disso, a jurisprudência presente nos últimos concursos estará transcrita ora nas notas de rodapé, ora no próprio corpo do texto. Recomenda-se que, durante a leitura, o candidato faça um resumo desses posicionamentos do TST. Atualmente, para obter bons resultados no concurso, é necessária a memorização dessa jurisprudência dominante do TST.

O cargo de Analista do TRT, por ser muito atrativo, possui altíssimo número de candidatos. Logo, faz-se necessário que, além de memorizar toda a legislação trabalhista prevista no edital, o candidato compreenda muito bem a matéria, porque tem sido exigida a resolução de casos práticos. Importante ficar atento aos exemplos e à teoria. Importante, também, lembrar que o estudo com qualidade, em regra, é demorado, exige certo tempo na elaboração de resumos, na resolução de questões e na preparação de esquemas para a fixação da matéria. Leituras rápidas são indicadas apenas como revisão nas semanas que antecedem à prova." O autor

Sobre o autor :



Henrique Correia
é procurador do Trabalho. Professor do Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.. Professor do Curso CAMAT - Curso Avançado para Magistratura do Trabalho. Professor da Central de Cursos Professor Pimentel. Professor da Escola Superior do Ministério Público da União - curso de formação para novos procuradores do Trabalho.


_______________

 Ganhador :

Lucas Meirelles de Souza, da Minerva S/A, de Barretos/SP



____________

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes