Sexta-feira, 24 de maio de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Manual de Arbitragem"

Não deixe de participar do sorteio da obra "Manual de Arbitragem" (RT – Revista dos Tribunais – 2ª edição – 317p.), do professor Luiz Antonio Scavone Junior, e concorrer a um exemplar.

quarta-feira, 2 de junho de 2010


Sorteio de obra

De forma clara, o autor Luiz Antonio Scavone Junior,na obra "Manual de Arbitragem" (RT – Revista dos Tribunais – 2ª edição – 317p.), expõe os princípios e procedimentos ligados à arbitragem. Em cada capítulo, o texto é seguido por quadros sinóticos que permitem ao estudante rever os pontos mais relevantes do que já foi analisado.

"Nesse estudo foram preservados os fundamentos essenciais do modelo educacional sustentado há décadas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. O Projeto Pedagógico de 2007 trouxe adaptações e atualizações, em especial à implantação do sistema de ensino por ciclos, que privilegia a investigação dos conteúdos em ciclos do conhecimento. Abandona-se a abordagem seqüencial em que a enciclopédia jurídica é estrutura da por matérias eminentemente dogmáticas.

Foram inseridas disciplinas com perfil humanista voltadas para a formação e destinadas a ressaltar a valorização da dignidade da pessoa humana, e disciplinas que surgiram com o avanço científico e social, como psicologia jurídica, biodireito e direito da sociedade da informação. Nesse contexto, foi inserida a disciplina "solução alternativa de conflitos". Se no passado o operador do direito era formado para litigar, no presente devemos ensinar que existem outras opções. No mundo contemporâneo o profissional deve estar preparado para negociar e buscar a conciliação, deixando a Jurisdição como via posterior e reservada a conflitos de maior complexidade.

Ao inserirmos essa disciplina, tendo como um dos temas centrais a arbitragem, confiamos a sua regência ao experiente advogado e professor Luiz Antonio Scavone Junior, que como resultado já traz um novo trabalho acadêmico, que servirá de livro texto não só para os alunos de graduação e pós-graduação, mas para toda comunidade jurídica.

Objeto de estudo relativamente novo nas escolas de direito, a arbitragem merecia uma abordagem didática e precisas e ao mesmo tempo profunda, o que foi exposto com muita precisão pelo autor no Manual de Arbitragem, que pelos dois fatos descritos acima, ora apresento ao leitor.

O livro estabelece premissas fundamentais para a melhor compreensão do tema, ao salientar acertadamente que o Estado se mostra incapaz de atender plenamente à necessária solução adequada de todos os conflitos que surgem no seio da sociedade, e, ainda, que a arbitragem surge, portanto, como meio de solução de conflitos de forma mais eficaz, sem a pletora de recursos que atolam o já assoberbado Poder Judiciário, fazendo com que um processo judicial demore tempo suficiente para que a solução, muitas vezes, não tenha qualquer eficácia.

De fato, torna-se atraente a adoção de meios alternativos de solução de litígios, dentre os quais se destaca a arbitragem, brilhantemente tratada nesta obra.

Mercê da experiência haurida da constante atividade docente na FMU, o autor entregou-se à elaboração deste precioso livro que traduz a essência das aulas que ministra sobre o tema e agora chega às livrarias para auxiliar alunos e profissionais que se deparam com a necessidade do conhecimento específico dos meios alternativos de solução de conflitos." Paulo Hamilton Siqueira Jr., coordenador do curso de Direito da FMU


Sobre o autor
:

Luiz Antonio Scavone Junior é doutor e mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Especialista em Direito Imobiliário pelo Centro de Estudos Avançados - CEA do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidos — UniFMU. Professor Titular nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito e professor colaborador no curso de mestrado do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Un idas — UniFMU. Administrador de empresas e advogado em São Paulo.

_______________

 Ganhadora :

Elygia Feliz, ouvidora do TRT da 23ª região, de Cuiabá/MT







______________

Adquira já o seu :


 












___________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes