Domingo, 15 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Teoria Geral do Estado"

Confira que ganhou a obra "Teoria Geral do Estado" (Malheiros Editores Ltda. – 558p.), do ilustre professor Paulo Bonavides.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010


Sorteio de obra

Já em sua 8ª edição, a obra "Teoria Geral do Estado" (Malheiros Editores Ltda. – 558p.), do ilustre professor Paulo Bonavides, traz a adição de um novo capítulo. O autor faz dilatadas reflexões acerca da instituição mais marcante de todas as épocas do Estado moderno : a nação.

"A latitude temática das complexidades sociais e sua heterogeneidade não se compadece com uma Teoria do Estado de raízes estritamente jurídicas.

Faz-se mister, de conseguinte, analisar o Estado coevo por ângulos que vão da sociologia e da história à ciência política e desta à teoria do direito e à filosofia.

A opção metódica por uma Teoria mais fecunda, mais profunda, mais rica de conteúdo encontrou largo espaço nesta obra, que considera e consagra a necessidade da exposição critica e didática de todos aqueles aspectos, a fim de proporcionar um estudo inarredavelmente volvido para a compreensão do grande fenômeno que continua sendo o Estado da sociedade moderna.

Livro de tão pronta e saudável acolhida no meio acadêmico há sido na esfera universitária dos programas de graduação e pós-graduação um veículo adequado, de freqüente e festejada utilização.

Chega, de último, à oitava edição e doravante se chama Teoria Geral do Estado. Isto em razão de sua abrangência expansiva, levada a efeito com a adição de novo capítulo em que o Autor faz dilatadas reflexões acerca da instituição mais marcante de todas as épocas do Estado moderno: a nação.

Com efeito, a nação assim o é, por manter acesa a chama da devoção constitucional e patriótica. Domicílio da soberania, em rigor ela é o povo na aclamação da identidade democrática do regime. Mas é também o cidadão militante e participativo, levantando a voz nas tribunas públicas onde respira a cidadania o oxigênio da liberdade e da participação.

Em resumo, esta Teoria Geral do Estado quebra, em meio ao estudo e investigação da matéria, os vínculos neutrais da passividade e da diferença — traço clássico dos laços ocultos que a prendiam, por baixo da superfície do positivismo, à ideologia do Estado liberal.

Aqui se opera, por conseguinte, análise aos fundamentos políticos, jurídicos, filosóficos e sociológicos de organização da sociedade, a sociedade livre e republicana, que frui as garantias do Estado Democrático de Direito. Tem esse Estado, a nosso parecer, a primazia entre as distintas versões e formas do Estado social." Paulo Bonavides

Sobre o autor :

Paulo Bonavides é doutor honoris causa da Universidade de Lisboa (1998) e da Universidade Inca Garcilaso de La Vega (2009); professor distinguido da Universidade Mayor de San Marcos, Decana da América (2009); professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Metropolitana de Santos/SP; professor visitante nas Universidades de Colônia (1982), Tennessee (1984) e Coimbra (1989); Lente no Seminário Românico da Universidade de Heidelberg (1952-1953). É presidente emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC); presidente de honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID); fundador e diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais (2003); Nieman FelIow Associate da Universidade de l-larvard (1944-1945). Foi condecorado com o Prêmio Carlos de Laet, da Academia Brasileira de Letras (1948); com o Prêmio Medalha Rui Barbosa, da OAB (1996); com o Prêmio Medalha Teixeira de Freitas, do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros (1999); com a Medalha Pontes de Miranda, do TRF da 5ª região; com a Medalha Epitácio Pessoa, da Assembléia Estadual da Paraíba; com a Medalha do Mérito Universitário, PUC/RS; e com o Grande Colar do Mérito, do TCU (2005).

_______________

 Ganhador :

Mauricio Mattos, advogado da CPRM - Companhia de Recursos Minerais, de Goiânia/GO








_________________

Adquira já o seu :












__________________

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes