Domingo, 18 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Manual Esquemático de Criminologia"

Confira quem faturou a obra "Manual Esquemático de Criminologia" (Saraiva – 175p.),de Nestor Sampaio Penteado Filho.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011


Sorteio de obra

Na obra "Manual Esquemático de Criminologia" (Saraiva – 175p.), o delegado de polícia Nestor Sampaio Penteado Filho, traz à discussão assuntos para aqueles que estão nas carreiras das ciências criminais, e discorre sobre temas como vitimologia, crime organizado, drogas, criminalidade e criminologia clínica.

Se o direito penal é ciência normativa que concebe o crime como conduta que merece punição, ou seja, conceitua crime como conduta (ação ou omissão) típica, antijurídica e culpável (corrente causalista), por sua vez a criminologia encara-o sob os seguintes enfoques: delito, delinquente, vítima e controle social.

Como se pode depreender dessa digressão, na criminologia o crime é um fenômeno social que se mostra como “problema” maior, a exigir do pesquisador empatia para dele se aproximar e entendê-lo em suas múltiplas facetas.

Apenas para situar a temática ao longo da história, houve período em que a criminologia apenas se ocupava da análise do crime (Beccaria), passando pelo estudo do delinquente (Escola Positiva). Ocorre que, após a década de 1950, alcançou projeção o estudo das vítimas e também dos mecanismos de controle social, havendo, dessa forma, uma ampliação de seu objeto, que assumiu uma feição pluridimensional e interacionista.

Nesse contexto, com o propósito de facilitar o estudo da disciplina àqueles que se dedicam sobre tudo aos concursos públicos das principais carreiras jurídicas, o autor redigiu esta obra a partir de suas aulas em cursos preparatórios de renome, dedicando-se à concepção de um material didático repleto de gráficos, figuras e ilustrações.

Quanto à linguagem empregada nesta obra, procurou-se simplificá-la ao máximo, tendo em vista que, muitas vezes, o estilo extremamente tecnicista, por exemplo, da Criminologia, Clínica poderia desmotivar o aprendizado do leitor.

Finalmente, vale destacar a criteriosa seleção de questões de concursos públicos que foram extraídas das provas para diversos cargos da Polícia Civil, Promotoria e Defensoria Pública.

Sobre o autor :

Nestor Sampaio Penteado Filho é graduado em Direito pela USP, especialista e mestre em Direito Processual Penal pela Universidade Paulista. Atualmente é professor-adjunto do Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ e da Faculdade de Direito de Jaguariúna - FAJ, professor-concursado da Academia de Polícia Civil de São Paulo. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Criminologia da Faculdade de Direito de Jaguariúna. Delegado de Polícia assessor do Delegado Geral de Polícia de SP.

_______________

 Ganhadora :

Lívia Curty Costa, de Nova Friburgo/RJ


_________________

Adquira já o seu :












_______________

patrocínio

VIVO

últimas quentes