Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado - I Concurso de Monografias de Direito e Relações Internacionais

O IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional

quinta-feira, 7 de julho de 2005

Resultado

I Concurso de Monografias de Direito e Relações Internacionais

A Comissão Julgadora do "I Concurso de Monografias de Direito e Relações Internacionais - Prêmio Professor Luiz Olavo Baptista", promovido pelo IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento, comunica ao público em geral que a monografia "Entre o Regionalismo e o Multilateralismo: Estratégias para o Desenvolvimento Brasileiro", de Elói Martins Senhoras, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, foi selecionada como vencedora do I Concurso de Monografias do IDCID.

A monografia de Elói Martins Senhoras apresenta uma discussão aprofundada dos dilemas estratégicos envolvendo as atuais negociações internacionais do Brasil, tanto no âmbito da OMC quanto no do Mercosul e da ALCA. Em linha com o tema "Regionalismo e Multilateralismo: Caminhos para o Desenvolvimento", o autor discorre sobre alguns dos principais fatores condicionantes do desenvolvimento brasileiro e sugere estratégias que permitem não apenas uma melhor compreensão dos processos de diplomacia comercial, mas também dos objetivos que devem ser perseguidos para que se alcance uma distribuição mais justa dos ganhos econômicos decorrentes da liberalização do comércio internacional.

Merecem ainda menção honrosa as monografias de Haroldo Hamanzini Júnior, bacharelando em Relações Internacionais pela UNESP/Marília, Fabio Artigas Grillo, mestre em Direito pela Faculdade Federal do Paraná e mestrando em Política Econômica Internacional pela Universidad de Belgrano, Buenos Aires, Maria Helena Japiassú Marinho de Macedo, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e pós-graduanda em Negociações Econômicas Internacionais no Programa Santiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) e Aline Lamha, bacharelanda em Direito pela USP e em Relações Internacionais pela PUC-SP.

Ao elaborar a lista de classificação, a Comissão Julgadora avaliou a adequação ao tema, a qualidade da argumentação e o conteúdo subjetivo das monografias. O IDCID agradece a todos os concorrentes pela participação e pelo alto nível dos trabalhos apresentados.

O vencedor será agraciado com um prêmio no valor de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) e terá sua monografia editada e publicada pelo IDCID em obra coletiva sobre o tema.

Os dez primeiros colocados receberão ainda uma assinatura anual da Revista do IDCID, a ser lançada no segundo semestre de 2005, e uma cópia da obra a ser publicada. A cerimônia de premiação será realizada em data designada pela Diretoria do IDCID e informada oportunamente.

São Paulo, 30 de junho de 2005.

Professora Maristela Basso

Professor Fábio Nusdeo

Professor Calixto Salomão Filho

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes