Terça-feira, 22 de janeiro de 2019

ISSN 1983-392X

Falecimento

Morre em SP professor José Ignácio Botelho de Mesquita

O velório do professor Mesquita será das 9h às 15h no Eisntein, em SP.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Faleceu nesta sexta-feira, 20, aos 78 anos, o professor emérito da Faculdade de Direito da USP José Ignácio Botelho de Mesquita.

Nascido em 11 de julho de 1935, era advogado e autor de diversas obras na área do Direito Processual Civil. Seu pensamento é marcado pela defesa dos temas da liberdade e do garantismo no processo judicial.

Formado pelas Arcadas (Turma de 1958), foi discípulo do espanhol Jayme Guasp Delgado na Universidade de Madri, onde concluiu o doutorado em 1960. Lecionou Direito Processual Civil na USP de 1964 a 2005.

Na Aula Magna proferida em sua despedida da vida acadêmica, o professor Mesquita disse:

"Para que a atividade docente prospere, a disciplina é fundamental. O professor tem que ser disciplinado, tem que pôr fora a sua vaidade e submeter-se religiosamente às justas expectativas de seus alunos, que nesta Faculdade, são das mais altas do País. Por exemplo, não pode ministrar uma aula que não tenha preparado antes, por maior que tenha sido o número de vezes que a tenha dado; se não a pôde preparar, é melhor que não a dê. O que disciplina o aluno é a disciplina do professor. Por último, no conflito entre seus interesses particulares e os interesses do ensino do Direito, deve o professor, sempre, dar prioridade a estes sobre aqueles."

O velório do professor Mesquita será amanhã das 9h às 15h no Eisntein, em SP. O sepultamento será no Cemitério São Paulo neste sábado, 21.


leia mais

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes