Terça-feira, 22 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

XIX Exame de Ordem

Professor dá dicas para quem vai prestar a prova da OAB

Bom português, muito treino, estudo, familiaridade com a matéria e objetividade. Esses são os principais pontos de destaque.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Nesta semana a OAB divulgou o edital do XIX Exame de Ordem. Sob responsabilidade da FGV, o exame é divido em primeira e segunda fase. A inicial, objetiva e de múltipla escolha, contempla 80 questões, sendo, no mínimo, 15% versando sobre Estatuto da Advocacia e da OAB e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direitos Humanos e Filosofia do Direito. As perguntas poderão ser formuladas de modo que, necessariamente, a resposta reflita a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores.

De acordo com o coordenador do curso preparatório para Exame de Ordem da Intelecto Soluções Inteligentes, Murilo Galeote, não há disciplina mais importante a ser estudada. "Hoje em dia, os examinadores têm, a cada prova, exigido do aluno o conhecimento da jurisprudência, seja de julgados importantes do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal, seja de súmulas e entendimentos consolidados."

O professor também alerta para a dificuldade na hora de responder uma prova de múltipla escolha. "A primeira fase da OAB em particular pega muita gente exatamente pela falta de preparo, não do conhecimento jurídico, mas de como responder e como se livrar daquelas alternativas que podem parecer corretas ou não."

Na segunda fase, é cobrada a redação de uma peça processual e quatro questões dissertativas da área que o examinando escolher, entre as opções Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e seu correspondente direito processual.

"A matéria mais importante para a segunda fase é o português". Segundo Murilo Galeote essa é a dica de ouro para quem avançou no certame. Além disso, ele considera a escolha da disciplina grande chave do sucesso. "Escolha a matéria que você tenha mais empatia. Escolha a matéria que por vezes você tenha trabalhado enquanto estagiário ou durante a faculdade... Sem dúvida alguma suas chances de resolver aquela pergunta que pode parecer difícil vão ser muito maiores se você tiver dentro do ambiente que está você gosta."

________________

Intelecto Solucoes Inteligentes Ltda - EPP

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes