Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Marx e Habermas – Teoria crítica e os sentidos da emancipação"

Ao analisar a questão da emancipação, o autor procura ressaltar que a renovação da teoria crítica passa pela emergência de novos movimentos sociais, explicando a importância desses no contexto da revolução.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

tO livro "Marx e Habermas – Teoria crítica e os sentidos da emancipação" (Saraiva – 368p.), de Rúrion Melo, através do estudo desses dois autores importantes da Filosofia, pretende explicar como a noção de emancipação passou a ser vinculada a lutas por direitos nos marcos das democracias atuais.

Se o conceito de revolução é fortemente empregado pelo movimento operário no século XIX, os movimentos sociais posteriores à década de 1960 deixam de ser definidos pelo conceito de classe social e evidenciam uma pluralidade de formas de vida e de lutas políticas.

O uso público da razão, a deliberação na esfera pública e a conquista de direitos de cidadania passam a ser elementos centrais para a compreensão de emancipação. Para o autor, não há uma escolha histórica pela reforma em detrimento da revolução – é a própria oposição entre reforma e revolução que perde sentido nos debates políticos das democracias contemporâneas.

 

Sobre o autor:

Rúrion Melo é professor de Teoria Política do Departamento de Ciência Política da USP, pós-doutor em Teoria das Ciências Humanas pelo CEBRAP e doutor em Filosofia pela USP. Pesquisador do Núcleo Direito e Democracia do CEBRAP.

__________

Ganhador:

Bonifacio Guardia, de SP.

__________

SARAIVA EDUCACAO LTDA

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes