MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Taxa de juros abusiva em empréstimo pessoal enseja devolução de valores
Direito Privado

Taxa de juros abusiva em empréstimo pessoal enseja devolução de valores

TJ/SP considerou que a taxa contratada é abusiva frente à média praticada pelo mercado.

Da Redação

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Atualizado às 16:47

A 23ª câmara de Direito Privado do TJ/SP julgou parcialmente procedente ação de revisão de cláusulas contratuais e de condenação à repetição de indébito em contrato de mútuo bancário.

O caso trata de empréstimo de crédito pessoal debitado diretamente em conta corrente, e as partes celebraram 15 contratos, todos quitados.

A autora ajuizou a revisional contra a financeira contestando juros que chegaram a 1.000% ao ano. O juízo de 1º grau apenas afastou a cobrança da Tarifa de Cadastro.

t

O relator da apelação, desembargador Sebastião Flávio, ressaltou que uma "singela análise" dos índices divulgados pelo BC levam a notar a discrepância entre os índices contratados e aqueles da taxa média.

"É imperativo reconhecer a ineficácia das cláusulas contratuais que estipulam as taxa de juros remuneratórios nos patamares indicados pela ré nos instrumentos contratuais. Sendo assim, a taxa de juros remuneratórios para a operação versada neste processo deve ser aquela sugerida pela autora, de 4,51% ao mês, 54,12%, especialmente porque não foge em demasia da média de mercado."

Dessa forma, o relator determinou a repetição simples dos valores. A decisão do colegiado foi unânime.

Os advogados atuantes Willian Oliveira Peniche e Vitor Matera Moya patrocinaram os interesses da autora.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA