Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Controle de Constitucionalidade e Modulação de Efeitos"

A obra é um estudo focado em pontos essenciais do problema da jurisdição constitucional e da metodologia jurídica.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

tA obra "Controle de Constitucionalidade e Modulação de Efeitos" (EMais - 102p.), escrita por Otávio augusto Baptista e Flávio Pansieri, professor da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional, é um estudo focado em pontos essenciais do problema da jurisdição constitucional e da metodologia jurídica.

Trata da investigação das origens da teoria da nulidade da lei inconstitucional, passando à sua desconstrução pela obra de Hans Kelsen, culminando na crítica dos autores à aplicação da teoria pura da nulidade absoluta.

Essa crítica acarreta na análise da aplicação das variações de dispositivo em diversos tribunais constitucionais, como Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Áustria e, em seguida, no de controle brasileiro de constitucionalidade, com a discriminação das diversas ferramentas que dispõe o Supremo Tribunal Federal ao promover o exame de constitucionalidade, bem como a possibilidade de manipulação de efeitos.

É proposta a análise da metodologia jurídica, a definição, problemas gerais, e aplicabilidade das normas, tomando por base, em especial, conceitos de Klaus Vogel e Jan Schapp, visando a investigação acerca da eficácia vinculante dos motivos determinantes, e sua necessidade na realidade nacional.

Conectando-se a modulação de efeitos, e o conteúdo metodológico-normativo, passa-se à exposição acerca da criação, com o uso da norma decisória concreta, da expectativa qualificada dos cidadãos. Enfim, é feita breve análise de julgado do Supremo Tribunal Federal, como forma de melhor ilustrar a necessidade da modulação de efeitos temporais no caso da mudança de linha jurisprudencial, para salvaguarda dos princípios da segurança jurídica e proteção da confiança.

Sobre os autores:

Flávio Pansieri é presidente do Conselho Fundador da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional. Advogado, doutor em Direito pela UFSC e pós-doutor em Direito pela USP. Professor de Direito Constitucional na PUC/PR. Conselheiro Federal da OAB.

Otávio augusto Baptista é advogado associado ao escritório Paniseri Campos Advogados, bacharel em Direito pela PUC/PR, pós-graduado em Direito Constitucional pela ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional.

________

Ganhador:

Fabio Cesar Zuliani, de Conquista/MG

 

__________

Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDCONST

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes