MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Filha agredida e negligenciada durante infância pode se recusar a ser curadora do pai
Curatela

Filha agredida e negligenciada durante infância pode se recusar a ser curadora do pai

Decisão é do juiz de Direito Caio Cesar Melluso, da 2ª vara da Família e Sucessões de São Carlos/SP.

Da Redação

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Atualizado em 22 de janeiro de 2020 07:11

Filha que foi negligenciada e sofreu violência do pai pode se recusar a ser curadora dele. Assim decidiu o juiz de Direito Caio Cesar Melluso, da 2ª vara da Família e Sucessões de São Carlos/SP.

t

Consta nos autos que o homem é interditado e dependente de auxílio permanente. Duas irmãs são curadoras, mas uma delas ingressou com ação para se desencarregar da obrigação, alegando que viajará ao exterior em breve. Dessa forma, ela indicou a permanência da cocuradora ou a inclusão de sua outra irmã, também filha do curatelado.

Esta última, no entanto, se recusa a assumir o encargo, afirmando ter sido abandonada pelo genitor quando era criança e que, no curto período em que conviveu com ele, sofreu diversas agressões.

O magistrado considerou que o laudo social comprova a falta de relação entre o curatelado e a filha. Conforme o juiz, o laudo psicológico também aponta o sofrimento emocional da mulher, traumatizada pelo comportamento negligente e violento do pai.

Dessa forma, o magistrado entendeu que a mulher não pode ser obrigada a assumir a incumbência e decidiu que a outra irmã continuará sendo curadora do interditado.

"Ainda que seja filha do curatelado, tal como não se pode obrigar o pai a ser pai, não se pode obrigar o pai a dar carinho, amor e proteção aos filhos, quando estes são menores, não se pode, com a velhice daqueles que não foram pais, obrigar os filhos, agora adultos, a darem aos agora incapacitados amor, carinho e proteção, quando muito, em uma ou em outra situação, o que se pode é obrigar a pagar pensão alimentícia."

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA