Domingo, 19 de maio de 2019

ISSN 1983-392X

Peruanos vão às ruas pedir pena de morte para o Sendero

X

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007


Manifestação

Peruanos vão às ruas pedir pena de morte para o Sendero

Milhares de peruanos foram às ruas da capital do país, Lima, sexta-feira (19/1), participar de uma manifestação a favor da introdução da pena de morte para integrantes do grupo revolucionário Sendero Luminoso.

Vários dos manifestantes levaram fotografias de parentes mortos pelo grupo.

Na semana passada o presidente Alan García sugeriu que a constituição do país fosse alterada para permitir um referendo sobre o assunto, após o parlamento peruano ter rejeitado a proposta.

Parlamentares peruanos dizem que introduzir a pena de morte no país iria ferir a Convenção Americana de Direitos Humanos, da qual o Peru é signatário.

Pesquisas de opinião sugerem que a proposta de García tem grande apoio da população, mas o Congresso decidiu arquivar o projeto indefinidamente.

O correspondente da BBC em Lima diz que a manifestação mostra que a memória da insurgência no Peru ainda está viva para muitos peruanos.

Recentemente a Corte Inter-americana de Direitos humanos decidiu que o governo peruano deve pagar US$ 20 milhões para familiares de integrantes do Sendero Luminoso mortos durante a insurgência.

Muitos peruanos se revoltaram com a decisão.

_____

_________

Fonte: BBC Brasil

______________

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes