Sábado, 19 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do Sorteio de obra "Tempo Pretérito"

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Tempo Pretérito" (K. M. K. Gráfica e Editora Ltda. - 50 p.), escrita, autografada e gentilmente oferecida por Ives Gandra da Silva Martins, presidente do CEU - Centro de Extensão Universitária.

Sobre a obra :

Ives escreve versos como um Cavaleiro medieval adolescente que atasse, à ponta da caneta, um laço com as cores da amada e a cruz de Cristo: e fizeste do poema a arena de sua liça lírica.

José Veríssimo, o notável crítico literário cearense, escreveu, certa vez que o amor conjugal não é estético. Mais tarde, tentou explicar-se, em ensaio que incluiu em Letras e Literatos:

"Queria dizer que não é um bom motivo de inspiração estética".

Foi pior a emenda.

Ives desafia os tabus e as apóstrofes do ensaísta nordestino e canta:

"Quero-te muito, mãe de meus seis filhos,
Mulher de meu amor".

O Tempo Pretérito, de Ives, celebra sua amada através de décadas de matrimônio cristão, filhos, batizados, confissões de fé. Só um poeta fundamente seguro de seu amor e de seu Deus, como Ives, poderia escreve-los.

Afasta-se Ives dos seus temas absorventes quando, colocado entre seu pai e seus filhos, reconhece sua condição de elo e a dramatiza.

Acentua-se nos poemas o desafio ao se impor o poeta a forma de soneto, algumas vezes descompassados nos seus metros, mesclando a redondilha maior e o alexandrino.

Sobre o autor :

Ives Gandra da Silva Martins é bacharel em Direito pela USP (1958), Presidente do Partido Libertador em São Paulo (1962/1964), Especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da USP (1970), especialista em Ciência das Finanças pela Faculdade de Direito da USP (1971), doutor em Direito pela Universidade Mackenzie. Presidente do CEU - Centro de Extensão Universitária. Professor Titular de Direito Econômico e Direito Constitucional na Universidade Mackenzie (1980/1992). Professor Emérito da Universidade Mackenzie (1990), professor Emérito da Universidade Paulista (1993), professor Emérito da ECEME - Escola de Comando do Estado Maior do Exército (1994), professor "Honoris Causa" da Faculdade de Direito de São João da Boa Vista/SP, professor "Honoris Causa" da UNIFMU – SP e professor Estrangeiro da Universidade Austral – Buenos Aires. "Doctor Honoris Causa" da Universidade de Craiova – Romênia, Membro do Conselho Consultivo do IBEMEC LAW – Centro de Estudos em Direito, Presidente do Conselho Consultivo da ABRACEX - Associação Brasileira de Comércio Exterior, Presidente de honra dos Concursos anuais da CEFIR-Centro de Estudos da Fiscalização do Imposto s/a renda. Membro do Conselho Superior do Instituto Ibero Americano de Direito Público. Acadêmico da Academia Paulista de Letras; Academia Paulista de Letras Jurídicas; Academia Paulista de Direito; Academia Paulista de Educação; Academia Brasileira de Letras Jurídicas; Academia Brasileira de Direito Tributário; Academia Lusíada Ciências, Letras e Artes (Pres.1982/83); Academia Internacional de Direito e Economia (Pres. 1986/88 - 1997/99; Presidente de Honra 2003); Academia Internacional de Cultura Portuguesa (Lisboa) (Correspondente); Academia Mato-grossense de Letras (Correspondente); Academia de Letras da Faculdade de Direito da USP (Honorário); Academia Brasileira de Ciências Políticas e Sociais; Academia Luso-Hispano-Brasileira de Direito; Academia Cristã de Letras; Academia Jundiaiense de Letras (patrono); New York Academy of Sciences; Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris; Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas; Academia Brasileira de Direito Constitucional; Academia Paulista de História.

______________

 Resultado :

  • José da Silva Nava Júnior, da Secretaria da Fazenda do Estado do Pará, de Belém/PA

____________




patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes