Domingo, 21 de abril de 2019

ISSN 1983-392X

PGR dá parecer favorável à extradição de Juan Carlos Ramírez Abadía

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008


PGR

Parecer favorável à extradição de Juan Carlos Ramírez Abadía

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, deu parecer favorável ao pedido de extradição de Juan Carlos Ramirez Abadía. Os Estados Unidos pediram a extradição do colombiano pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e pelo assassinato de Vladimir Bielgiman.

Antonio Fernando entende que o pedido atende os requisitos para extradição. Os crimes têm correspondência na lei brasileira, não prescreveram e não têm caráter político. Para que a extradição ocorra, os Estados Unidos devem comprometer-se a não aplicar a pena de prisão perpétua ou a pena de morte.

Apesar de Abadia concordar com a extradição, Antonio Fernando lembra que o entendimento do STF é que essa concordância é juridicamente irrelevante, porque os direitos do extraditando devem ser garantidos.

Abadia foi preso em agosto do ano passado e responde a um processo por lavagem de dinheiro na justiça brasileira. Se for extraditado imediatamente, Abadia deixa de responder ao processo no Brasil, mas a ação continua porque outras pessoas estão envolvidas. Outra possibilidade é que a entrega seja adiada até que a ação penal ou a sentença terminem "por rejeição da ação, absolvição, expiração do prazo da sentença ou do prazo em que tal sentença tiver sido comutada, indulto, livramento condicional ou anistia." E ainda cabe ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidir sobre a conveniência de entregar o colombiano antes do encerramento do processo no Brasil. O pedido de extradição ainda vai ser analisado pelo STF.

________
___________

  • Leia mais

17/1/2008 - Juiz recusa oferta feita por Juan Carlos Ramírez Abadía e diz que ele quis impor decisão - clique aqui.

16/1 - Juan Carlos Ramírez Abadía apresenta proposta estranha à Justiça brasileira - clique aqui.

_________________________

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes