Quarta-feira, 19 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

1º Encontros com a Experiência reúne estudantes de direito

sexta-feira, 4 de abril de 2008


Debates

1º Encontros com a Experiência reúne estudantes de direito

O Desembargador do TJ/PR, José Maurício Pinto de Almeida, abriu na manhã de ontem o 1º Encontros com a Experiência, no auditório Prof. René Ariel Dotti, no campus da Unibrasil - Faculdades Integradas do Brasil. Estiveram presentes mais de 100 estudantes de direito, que esclareceram seus principais questionamentos sobre a carreira de magistratura.

Durante a abertura do evento, o jurista Prof. René Ariel Dotti agradeceu a presença do Desembargador, alunos e professores da Unibrasil e ressaltou a importância de um espaço de debate como este na formação acadêmica dos estudantes de direito. "Hoje é um dia muito importante na minha vida. Quando eu era estudante também tinha muitos questionamentos profissionais", começou. "Estou muito emocionado em poder fazer parte de um debate como este".

Para a estudante do curso de direito, Gabriela Ganho, conhecer novos conceitos, aliando teoria à prática, é uma necessidade para os acadêmicos. "Trouxe bem mais um víeis de troca do que uma palestra expositiva, sendo que neste encontro os alunos são os protagonistas principais", completou.

Durante o evento, os alunos interagiram e expuseram temas relacionados às vantagens e o acesso à carreira de magistratura, imparcialidade e ética, processo civil, princípios constitucionais, influência do Poder Executivo no Judiciário e sua estrutura, e Direito Penal, abordando inclusive o sistema penitenciário, a profissão jurídica e seu reconhecimento, os salários divulgados na mídia referente aos juízes e a situação do Paraná perante o cenário nacional.

"Vale a pena ser juiz hoje em dia ?", questionou Prof. Dotti para o convidado que rapidamente afirmou a todos os presentes que sim. "Vale a pena sim. Vale a pena se você tem vocação, se você tem maturidade, se você estudou e tem mais de 3 anos de profissão. Vale a pena se você gostar e se identificar com a profissão. Juízes são críticos do sistema e o espírito crítico deve estar presente no profissional do Direito, deve estar presente em todos nós", destacou o Desembargador.

O próximo "Encontros com a Experiência", que está previsto para o início de maio, contará com a presença do Delegado da Polícia Federal, Fernando Francischini. "Francischini estará dividindo suas experiências como delegado e sua atuação na Secretaria Especial Anti-Drogas do Paraná, apresentando para nós, como está resolvendo sem algemas os problemas de jovens que acabam entrando no mundo das drogas", já adiantou Prof. Dotti para todos os presentes no primeiro encontro.

Encontros com Experiência é uma iniciativa do Prof. René Ariel Dotti e da Profa. Estefânia Maria de Queiroz Barboza, coordenadora de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito, sendo que não é restrito aos alunos da UniBrasil.

______________________









_____________

patrocínio

VIVO

últimas quentes