Quarta-feira, 22 de maio de 2019

ISSN 1983-392X

Comissão do Quinto da OAB se reúne e discute mobilização

segunda-feira, 19 de maio de 2008


Reunião

Comissão do Quinto da OAB se reúne e discute mobilização

Presidida pela secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Cléa Carpi da Rocha, a Comissão Especial para Análise do Quinto Constitucional realizou ontem reunião na sede da entidade para discutir estratégias no sentido de apoio a esse instituto previsto na CF/88 (clique aqui).

Nesse contexto, a Comissão debateu a importância de mobilização de toda a estrutura da entidade, inclusive dos 27 Conselhos Seccionais da OAB, para que trabalhem junto às representações parlamentares de seus respectivos Estados e do Distrito Federal pela rejeição de iniciativas parlamentares que visem à extinção ou o enfraquecimento do Quinto Constitucional - sistema pelo qual a advocacia ocupa alternadamente com o MP, um quinto das vagas nos Tribunais Superiores e de Justiça do País. Na ocasião, foi designado o membro da Comissão Luiz Piauhylino para acompanhar no Congresso a tramitação de PECs que tenham como objeto alteração no sistema do Quinto.

Segundo Cléa Carpi, foi discutido também na reunião a realização, em setembro deste ano, do 2° Seminário sobre o Quinto Constitucional e Promoção da Justiça. O evento quer a participação de todos os membros do Judiciário do País oriundos do Quinto Constitucional da advocacia.

Ainda com o objetivo de aperfeiçoar esse instrumento, a Comissão começou a examinar as propostas e estudos com vistas à reforma do Provimento n° 102, que dispõe sobre os critérios para participação de advogados candidatos a vagas destinadas à classe dentro do Quinto Constitucional. "Vamos, oportunamente, encaminhar as conclusões desses estudos à apreciação e deliberação do Conselho Federal da OAB", afirmou Cléa Carpi.

Participaram da reunião da Comissão Especial para Análise do Quinto Constitucional os ministros Flávio Bierrenbach e Maria Elizabeth Rocha, ambos do STM; a ministra Cristina Peduzzi, do TST; e os membros da Comissão, ministro aposentado Peçanha Martins, do STJ; Fernando Krieg da Fonseca, Luiz Piauhylino, Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves e Felipe Sarmento Cordeiro.

_______________________

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes