Terça-feira, 22 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Como o país reagirá ao comando do novo presidente em tempos de crise

Novas estratégias e ações são o que a população norte americana espera de Barack Obama. O Brasil também não foge a regra. A professora de Direito Internacional da Universidade de São Paulo, USP, Dra. Maristela Basso, afirma que provavelmente o novo presidente dos Estados Unidos, trará novidades ao modelo econômico. "O velho capitalismo revelou-se imoral e ineficiente. Obama terá que apresentar não só um novo programa econômico como também impulsionar mudanças severas na sociedade americana".

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009


Brasil e Obama

Como o país reagirá ao comando do novo presidente em tempos de crise

Novas estratégias e ações são o que a população norte americana espera de Barack Obama.

O Brasil também não foge a regra. A professora de Direito Internacional da Universidade de São Paulo, USP, Dra. Maristela Basso, afirma que provavelmente o novo presidente dos Estados Unidos, trará novidades ao modelo econômico. "O velho capitalismo revelou-se imoral e ineficiente. Obama terá que apresentar não só um novo programa econômico como também impulsionar mudanças severas na sociedade americana".

A executiva explica que um novo modelo poderá resolver os problemas estruturais da sociedade americana (que também refletem no resto do mundo), tais como: o processo crescente de desigualdade; achatamento da classe média; estagnação dos salários x obsceno enriquecimento dos magnatas das finanças; consumo excessivo gerando endividamento ilimitado e infinito, etc. Contudo deixa claro que "a solução não se limita ao aperfeiçoamento da regulação do mercado e supervisão. É preciso repensar a economia e a sociedade contemporânea".

É evidente as expectativas dos americanos com as melhorias imediatas. Maristela afirma que o sentimento nos EUA é de renovada esperança e fé. "Ademais, Obama ainda conta com o espírito de colaboração do mundo".

Quando o assunto é se os Estados Unidos voltarão a ser aquela potencia mundial, a doutora declara que Obama se diferencia radicalmente dos presidentes anteriores. "Ele vai melhorar a posição dos EUA no mundo e abrir espaço para alianças novas e novas políticas".

Maristela Basso é doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo, Professora Associada e Livre Docente em Direito Internacional da mesma instituição. É autora de diversos livros, artigos e trabalhos científicos, publicados no Brasil e no exterior, além de palestrante e convidada em eventos nacionais e internacionais. Tem seu nome como referência no "Who's Who in the World", 2008 e no "Outstanding Intellectuals of the 21st Centure – 2008".

_________
______________

Leia mais

  • 21/1/09 - Nova York para durante discurso de Obama - clique aqui
  • 20/1/09 - O homem mais poderoso do mundo - clique aqui

______________

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes