Quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

ISSN 1983-392X

Na boca do povo

Californianos a favor da pesquisa com células-tronco

quinta-feira, 4 de novembro de 2004

 

Na boca do povo

 

Nas eleições americanas, californianos se pronunciaram a favor da pesquisa com células-tronco. Outros dez Estados rejeitaram casamento entre homossexuais

Os eleitores americanos não votaram apenas em George W. Bush. Eles opinaram também sobre vários temas que estão sendo discutidos no País, entre eles verba para pesquisas com células-tronco e união entre homossexuais.

Na Califórnia, por exemplo, ativistas se pronunciaram a favor da pesquisa com células- tronco e aprovaram uma medida para destinar US$ 3 bilhões à pesquisa com estas células, o que significa que os cientistas do Estado vão dispor de US$ 295 milhões anuais durante dez anos para isso.

Já os Estados de Arkansas, Dakota do Norte, Geórgia, Kentucky, Montana, Michigan, Mississippi, Ohio, Oklahoma e Utah conseguiram uma importante vitória na questão do casamento homossexual, pois se pronunciaram a favor de emendas para proibir explicitamente a união civil entre gays em suas constituições.

Oregon é um Estado que também incluía essa proposta. Mas, por causa das particularidades do sistema de voto nesse Estado, onde se vota por correio, os resultados ainda não são conhecidos, embora as estimativas indiquem que a emenda também será aprovada.

O assunto começou a ser debatido depois que a Suprema Corte de Massachusetts autorizou o casamento entre gays. Pouco tempo depois, o prefeito de São Francisco, na Califórnia, começou a emitir suas próprias certidões de casamento entre pessoas do mesmo sexo, dando início a uma onda de uniões civis gays, seguida por Estados e condados de todo o país.

Com essa situação, o presidente Bush se pronunciou a favor de uma emenda na Constituição para especificar que o casamento é exclusivamente a união entre um homem e uma mulher.

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes