Segunda-feira, 22 de abril de 2019

ISSN 1983-392X

Falecimento : Neil MacCormik

Faleceu no último dia 5, na Escócia, o professor Neil MacCormick, aos 67 anos. MacCormick foi uma proeminente figura política daquele país e um dos mais renomados filósofos do direito da Europa. Segundo obituário do jornal inglês The Guardian, “sua morte foi uma grande perda para o mundo da educação e da literatura, assim como para a academia jurídica”.

quarta-feira, 22 de abril de 2009


Falecimento

Neil MacCormik

Faleceu no último dia 5, na Escócia, o professor Neil MacCormick, aos 67 anos. MacCormick foi uma proeminente figura política daquele país e um dos mais renomados filósofos do direito da Europa. Segundo obituário do jornal inglês The Guardian, "sua morte foi uma grande perda para o mundo da educação e da literatura, assim como para a academia jurídica".

MacCormick é formado em Filosofia e Língua Inglesa pela Universidade de Glasgow, cidade onde nasceu, e cursou Direito na Snell Exhibitioner to Balliol College, Oxford. Em toda a sua formação acadêmica, foi um aluno exemplar, obtendo títulos de honra por seu destaque.

Em 1972, MacCormick foi indicado como professor da Universidade de Edinburgh, onde permaneceu até 2008, lecionando matérias de direito público e direito internacional. O professor também atuou na Royal Society of Edinburgh, como vice-presidente entre 1991 e 1994, recebendo a medalha real em 2004. MacCormick também teve brilhante atuação na Academia Britânica.

O legado de MacCormick no Brasil pode ser visto na formação de pelo menos dois pesquisadores. O professor Claudio Michelon, professor da UFRGS e atualmente professor na Universidade de Edimburgo e Conrado Hubner, doutorando pela Universidade de Edimburgo, professor licenciado da Direito GV.

Outros pensadores e professores de Filosofia e História do Direito do país, dentre os quais Ronaldo Porto Macedo Jr. e José Reinaldo de Lima Lopes - ambos atualmente professores na Direito GV -, que chegaram a ministrar cursos sobre a teoria do professor escocês em cursos de pós graduação na Faculdade de Direito da USP e mantinham um diálogo intelectual com a sua obra.

Foram publicadas duas importantes obras suas em português: "Argumentação Jurídica e Teoria do Direito", pela editora Martins Fontes, e "Retórica e Estado de Direito", pela Campus Elsevier, em coleção coordenada por Ronaldo Porto Macedo Jr., professor de Teoria do Estado e Filosofia do Direito da Direito GV. Ainda está no prelo um livro de sua autoria, sobre H.L.A. Hart, a ser editado pela Elsevier, e um paper inédito, que será lançado pela Direito GV.

_________________

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes