Sábado, 24 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Tributação e Ato Cooperativo

O presente trabalho busca identificar o tratamento

terça-feira, 1º de fevereiro de 2005

 

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio dedois exemplares do livro "Tributação e Ato Cooperativo" (Juruá editora, 135p.), gentilmente oferecidos pelo autor, o advogado e professor, Demetrius Nichele Macei.

O presente trabalho busca identificar o tratamento tributário adequado ao ato cooperativo, a ser dispensado às Sociedades Cooperativas por meio de Lei Complementar, conforme disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Dispõe sobre a natureza jurídica das Sociedades Cooperativas, sua origem histórica e evolução no Direito Brasileiro, bem como sua classificação diante do novo Código Civil de 2002.

Analisa o conceito do ato cooperativo, distinguindo-o dos demais atos jurídicos negociais. Aponta os diversos princípios que norteiam a formação e o funcionamento das Sociedades Cooperativas em geral, bem como identifica as espécies (ramos) de Cooperativas hoje em funcionamento no país. Aborda a identificação do sentido e alcance da expressão constitucional: "adequado tratamento tributário", destacando a influência dos princípios da Igualdade e da Capacidade Contributiva para tal identificação. Ventila a questão da Lei Complementar em matéria tributária, especificamente no que tange às Normas Gerais, de onde parte para analisar a postura esperada do legislador complementar ao tratar do tema em foco. Finalmente, cita alguns tributos em vigência, realizando um exercício de aplicação do tratamento adequado ao ato cooperativo.

__________

Ganhadores:

Bruno Karaoglan Oilva

Carlos Renato Lonel Alva Santos, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia

 

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes