Terça-feira, 25 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Lançamento do nº 18 da "Revista Getulio"

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


Lançamento

"Revista Getulio" de novembro debate a Reforma Tributária

A Direito GV lança este mês o nº 18 da "Revista Getulio". A reforma fiscal e tributária é o grande eixo temático da publicação.

Apesar de não ser um tópico novo na agenda de mudanças necessárias do país, é muito importante buscar um sistema tributário que evite distorções, facilite a vida das empresas e contribuintes, e apresente transparência. Quais são os entraves para implementar esse sistema?

Essa questão foi proposta a quatro reconhecidos profissionais que discutiram as vantagens e consequências de promover hoje uma reforma tributária no Brasil: o economista Fernando Rezende; Everardo Maciel, secretário da RF no governo FHC; Roberto Quiroga, sócio do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; e Eurico de Santi, coordenador do NEF-Núcleo de Estudos Fiscais da DireitoGV. Para aprimorar o debate, a revista Getulio entrevistou o atual secretário do Trabalho do Município de São Paulo, o professor Marcos Cintra, vice-presidente licenciado da FGV.

Outro ponto alto da edição é a entrevista concedida por Luciana Gross Siqueira Cunha, pesquisadora da DireitoGV, comentando o desafio de elaborar o ICJBrasil, o Índice de Confiança na Justiça, lançado em setembro pela DireitoGV, em São Paulo. Esse novo índice da FGV foi criado com o objetivo de, a partir de um levantamento sistemático em sete capitais brasileiras, construir uma série histórica, com publicação trimestral, que no futuro permitirá análises mais abrangentes, inclusive sobre o comportamento cultural do brasileiro.

Há ainda outros temas, como o relato sobre o CyberSpaceCamp, encontro realizado dias 24 e 25/9 numa promoção da ITechLaw e do GVlaw, reunindo profissionais de diferentes países para discutir o impacto da internet e das novas tecnologias em questões jurídicas como liberdade de expressão, proteção ao consumidor, privacidade e direito autoral. Há o ensaio da advogada e crítica Maria Rita Drummond sobre o pintor Henri Matisse ("É preciso ver a vida com olhos de criança"); o perfil do maestro-pop João Maurício Galindo, escrito pela repórter Karina Sérgio Gomes; os novos trabalhos de três dos melhores cineastas em atividade, no comentário de Fábio Fujita; os livros que fazem a cabeça do idealizador do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, dr. Orlando Di Giacomo Filho – e a saborosa crônica sobre leitura ("Livros para não queimar"), assinada por Nelson Eizirik.

__________

___________

informativo de hoje

patrocínio

VIVO

últimas quentes