Objetivo
Conhecer o processo de crédito e cobrança, verificar como o risco de crédito impacta na gestão financeiro das empresas, realizar uma análise detalhada do risco de crédito, com base em informações cadastrais, financeiras, patrimoniais e de idoneidade; desenvolver parâmetros e estratégias destinados ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial.
Público-Alvo
Profissionais de crédito e cobrança que necessitam de uma atualização no processo de crédito ou cobrança e estejam envolvidos em atividades de concessão de crédito e recuperação de inadimplentes.
Programa
1 - Gestão e Análise de Crédito Corporativo e Risco
1. Crédito
2. Norma e procedimento
3. Fluxo de informações para análise
4. Crédito como negócio
5. Fichas cadastrais de pessoas físicas e jurídicas
6. Avaliação de algumas formas jurídicas
7. Avaliação e categorias dos riscos de crédito
8. Metodologia credit scoring: modelos, processo de decisão, limites e desvantagens e exemplo
9. Metodologia credit rating: uso no Brasil, resolução do Banco Central
10. Metodologia especialista: aplicação e riscos da metodologia e os Cs do crédito
11. Conceituações sobre limites de crédito: modelos de definição, garantias, negociação, visita, entrevista, análise setorial
12. Garantias pessoais e reais: definição, modalidades de garantias, formalização
2 - Técnicas de Redução de Inadimplência com Ênfase em Cobrança pelo Telefone
1. A importância da recuperação da inadimplência para a saúde financeira da organização
2. A influência do código de defesa do consumidor
3. Juros e multas de mora
4. Processo de cobrança
5. Formas de recebimento
6. Protesto
-
prazo, processo bancário, processo manual, na praça, fora da praça e prescrição dos documentos
7. Estratégias de contato
8. Perfil dos inadimplentes
9. Principais históricos e ações
10. A cobrança por telefone inserida nas normas e procedimentos
11. A importância do contato telefônico e o telemarketing de cobrança
12. O processo de recuperação por telefone e as demais técnicas de cobrança
13. A recuperação da inadimplência dentro do processo de CRM e alavancagem de vendas
14. Perfil das competências dos profissionais e diferenças entre o contato ativo e receptivo
15. Processo de comunicação
16. Garantias
17. Empresas de cobrança
18. Cobrança judicial
19. Análise do desempenho do departamento
*Atenção: Trazer calculadora simples.
Instrutor
- Sérgio Martins dos Reis
Especialista em Engenharia Econômico-Financeira; Graduado em Ciências Contábeis; Professor de pós graduação e MBA; Consultor financeiro, especialista em outsourcing financeiro e professor de educação continuada em diversas instituições; Vasta experiência nas áreas de finanças e controladoria em empresas de portes e segmentos diversificados.
Carga horária
16 horas
*Vagas limitadas
Realização
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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 4862 0465
e-mail
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