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Curso

Formação de Analista de Crédito e Cobrança

Inscreva-se!

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Atualizado às 12:12

  • Data: 26/5 e 2/6
  • Horário: 8h30 às 17h30
  • Local: Av. Paulista, 1.337 - 23º/24º andares (ao lado do Ed. da Fiesp, em frente ao metrô Trianon-Masp)

Objetivo

Conhecer o processo de crédito e cobrança, verificar como o risco de crédito impacta na gestão financeiro das empresas, realizar uma análise detalhada do risco de crédito, com base em informações cadastrais, financeiras, patrimoniais e de idoneidade; desenvolver parâmetros e estratégias destinados ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial.

Público-Alvo

Profissionais de crédito e cobrança que necessitam de uma atualização no processo de crédito ou cobrança e estejam envolvidos em atividades de concessão de crédito e recuperação de inadimplentes.

Programa

1 - Gestão e Análise de Crédito Corporativo e Risco

1. Crédito

  • a importância do papel do crédito, o profissional, reflexão sobre os padrões clássicos

2. Norma e procedimento

  • a importância, os desafios, a interação entre áreas e padrões

3. Fluxo de informações para análise

4. Crédito como negócio

5. Fichas cadastrais de pessoas físicas e jurídicas

6. Avaliação de algumas formas jurídicas

7. Avaliação e categorias dos riscos de crédito

8. Metodologia credit scoring: modelos, processo de decisão, limites e desvantagens e exemplo

9. Metodologia credit rating: uso no Brasil, resolução do Banco Central

10. Metodologia especialista: aplicação e riscos da metodologia e os Cs do crédito

11. Conceituações sobre limites de crédito: modelos de definição, garantias, negociação, visita, entrevista, análise setorial

12. Garantias pessoais e reais: definição, modalidades de garantias, formalização

2 - Técnicas de Redução de Inadimplência com Ênfase em Cobrança pelo Telefone

1. A importância da recuperação da inadimplência para a saúde financeira da organização

2. A influência do código de defesa do consumidor

3. Juros e multas de mora

4. Processo de cobrança

  • títulos e documentos

5. Formas de recebimento

  • carteira, banco

6. Protesto

  • prazo, processo bancário, processo manual, na praça, fora da praça e prescrição dos documentos

7. Estratégias de contato

  • telefone, e-mail, carta, pessoalmente

8. Perfil dos inadimplentes

9. Principais históricos e ações

10. A cobrança por telefone inserida nas normas e procedimentos

11. A importância do contato telefônico e o telemarketing de cobrança

12. O processo de recuperação por telefone e as demais técnicas de cobrança

13. A recuperação da inadimplência dentro do processo de CRM e alavancagem de vendas

14. Perfil das competências dos profissionais e diferenças entre o contato ativo e receptivo

15. Processo de comunicação

  • vocabulário, linguística e emocional

16. Garantias

  • definição, modalidades de garantias, formalização

17. Empresas de cobrança

  • como escolher, acompanhamento, sinais de alerta, melhoria de desempenho

18. Cobrança judicial

  • avaliação do momento e custo, interno x externo

19. Análise do desempenho do departamento

  • performance, projeções

*Atenção: Trazer calculadora simples.

Instrutor

- Sérgio Martins dos Reis
Especialista em Engenharia Econômico-Financeira; Graduado em Ciências Contábeis; Professor de pós graduação e MBA; Consultor financeiro, especialista em outsourcing financeiro e professor de educação continuada em diversas instituições; Vasta experiência nas áreas de finanças e controladoria em empresas de portes e segmentos diversificados.

Carga horária

16 horas

*Vagas limitadas

Realização

  • Cenofisco Centro de Capacitação Profissional

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 4862 0465

e-mail

[email protected]

ou

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