A Lei de Segurança Nacional e sua aplicação após Constituição de 1988
Participe!
terça-feira, 6 de abril de 2021
Atualizado às 10:10
- Data: 7 e 8/4
- Horário: 9h30 às 16h
O IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, em parceria com diversas organizações, realiza entre os dias 7 e 8 de abril o Seminário "A Lei de Segurança Nacional e sua aplicação após Constituição de 1988". O evento reunirá grandes instituições parceiras e autoridades do campo democrático, intelectuais e pesquisadores do campo do Direito para debaterem a aplicação da Lei de Segurança Nacional no Brasil.
Entre os confirmados do evento, estão o ministro do STF Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara, Arthur Lira, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e Juliano Breda, Conselheiro Federal da OAB.
Junto com o IBCCRIM, são organizadores do Seminário a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Instituto de Garantias Penais (IGP), Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais (ITEC), Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O seminário será transmitido pelo canal do IBCCRIM no Youtube e será composto por painéis ao vivo nos períodos da manhã e tarde. Confira abaixo a programação completa do evento e participe!
Sobre a LSN
A atual Lei de Segurança Nacional tem sido acionada de diferentes formas após a Constituição de 1988. No começo do mês de março, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade de dispositivos da LSN. Na arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 797, distribuída ao ministro Gilmar Mendes, o argumento apresentado sustenta a incompatibilidade da norma com o Estado Democrático de Direito.
A LSN foi criada para proteger estruturas que estavam ligadas ao Estado Autoritário. Nesse sentido, o Seminário "A Lei de Segurança Nacional e sua aplicação após Constituição de 1988" busca discutir a pertinência de uma nova formulação da LSN para proteger as instituições democráticas do país.
Os debates e os painéis buscam analisar se a LSN pode coexistir no Estado Democrático de Direito, quais são as propostas legislativas e como proteger as instituições democráticas contra os ataques de ódio e contra os avanços autoritários e antidemocráticos.
Confira a programação
Dia 7/4
1. Abertura | 9h30 | Link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=cf_crqu-bro
- Marina Coelho Araújo (Presidente do IBCCRIM)
- Felipe Santa Cruz (Presidente do Conselho Federal da OAB)
- Juliano Breda (Conselheiro Federal da OAB)
- Arthur Lira (Presidente da Câmara)
- Rodrigo Pacheco (Presidente do Senado)
Palestra Lei da Segurança nacional e sua compatibilidade com a Constituição Federal | Link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=cf_crqu-bro
- Luís Roberto Barroso (ministro do STF)
Dia 7/4 às 14h
Lei de Segurança Nacional: modificações necessárias e a sua utilização | Link de transmissão | https://youtu.be/cmzlg4bznt4
- Flávia Rahal
- Alaor Leite
- Rodrigo Mudrovitsch
- Aury Lopes Jr.
Coordenação: Daniela Teixeira
Dia 7/4 às 16h
Liberdade de expressão e defesa do Estado Democrático de direito | Link de transmissão | https://youtu.be/i18mepao4pg
- Lenio Streck
- Gabriel Sampaio
- Sidney Rezende
Coordenação: Márcio Barandier
Dia 8/4 às 9h30
A tipificação dos crimes contra a honra e a utilização do artigo 26 da Lei de Segurança Nacional | Link de transmissão: https://youtu.be/gze2kslc10k
- Miguel Reale Jr.
- José Carlos Dias
- Grace Mendonça
Coordenação: Clarissa Gross
Dia 8/4 às 14h
As ADPFs no Supremo Tribunal Federal | Link de transmissão: https://youtu.be/p1lpaomg32q
- Letícia Lins e Silva
- Ademar Borges
- Thiago Minagé
Coordenação: Alberto Toron
Dia 8/4 às 16h
Alterações legislativas em curso | Link de transmissão https://youtu.be/h4x4sfn3s0s
- Margarete Coelho
- Paulo Teixeira
- Pedro Ivo Velloso
Coordenação: Alexandre Wunderlich
Encerramento | Link de transmissão https://youtu.be/h4x4sfn3s0s
- Marina Araújo (IBCCrim)
- Luiz Viana (OAB)
- Carlos Eduardo Machado (IAB)
- Rodrigo Moraes de Oliveira (TEC)
- Kakay (IGP)
- Elias Mattar Assad (Abracrim)
- Hugo Leonardo (IDDD)
- Renato Silveira (IASP)