MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial
Operação Integration

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

Parquet estadual acusa a juíza de abuso de autoridade, parcialidade e de tumultuar o andamento das investigações da Operação Integration.

Da Redação

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Atualizado às 11:14

O MP/PE ingressou com um recurso no TJ/PE contra a juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª vara criminal do Recife/PE, alegando abuso de autoridade e falta de imparcialidade na condução da Operação Integration.

A investigação apura crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, envolvendo a influenciadora Deolane Bezerra e o cantor Gusttavo Lima.

 (Imagem: Reprodução)

MP/PE entra com recurso contra juíza da Operação Integration por "abusos" e "falta de isenção".(Imagem: Reprodução)

Atuação do MP/PE e críticas à magistrada

No recurso, o MP/PE sustentou que a juíza teria "tumultuado o processo" ao determinar que os promotores optassem entre apresentar denúncia, arquivar o caso ou requisitar novas diligências, mesmo com etapas investigativas pendentes.

"Não foi concluída a análise dos dados da movimentação financeira dos investigados, diligência indispensável ao oferecimento da denúncia em razão da necessidade de demonstração da materialidade e dos demais elementos do tipo do crime de lavagem de dinheiro."

O MP/PE também acusou a magistrada de desqualificar as manifestações ministeriais e de adotar uma postura incompatível com o princípio acusatório.

"A postura da juíza de 1ª grau, a toda evidência, viola o princípio acusatório. Embora a magistrada não goste ou não queira enxergar, é do Ministério Público a titularidade da ação penal."

Exposição de dados sigilosos

Outra crítica central do MP/PE é o levantamento do sigilo de informações financeiras relacionadas à investigação, o que teria causado exposição indevida.

"A abertura dos dados das informações financeiras desencadeou rapidamente o interesse da imprensa, atraída pelos elevados valores e pelo envolvimento de pessoas famosas."

Para o MP/PE, essa medida teria o objetivo de "constranger o Ministério Público e lançar a opinião pública contra a Instituição".

Impacto das decisões na investigação

O MP/PE argumentou que a postura da juíza compromete a integridade das apurações e pode levar a desfechos inadequados.

"Como dito e demonstrado, não foi concluída a análise dos dados da movimentação financeira dos investigados, diligência indispensável ao oferecimento da denúncia e à correta apuração dos fatos investigados."

No que diz respeito ao caso do cantor Gusttavo Lima, a magistrada teria dito que o MP mudou o entendimento no indiciamento "em manifestação breve e carente de argumentos". 

Segundo o parquet, o que de fato aconteceu foi que, concluído o inquérito policial, patente se mostrou a fragilidade da investigação, o que ensejou na requisição de diligências complementares.

Ainda, quanto à influenciadora Deolane Bezerra, o MP/PE verificou a ausência de indícios aptos ao oferecimento da denúncia, notadamente quanto às infrações penais antecedentes e à própria materialidade dos crimes de lavagem de dinheiro imputados pela autoridade policial.

Pedido de liminar

Por fim, o MP/PE solicitou a suspensão liminar da decisão que obriga o Ministério Público a agir antes da conclusão das etapas investigativas.

Segundo o órgão, "a continuidade da postura da magistrada prejudica a apuração dos fatos e pode causar danos irreparáveis".

No mérito, o recurso pede a remessa do caso ao Conselho da Magistratura para análise disciplinar da conduta da juíza.

Além disso, a promotoria enfatizou que, caso seja oferecida, a denúncia deve estar fundamentada em provas robustas, reforçando que "qualquer decisão precipitada pode comprometer a credibilidade da investigação".

O caso agora está sob análise do desembargador prevento no TJ/PE, Demócrito Ramos Reinaldo Filho, que decidirá sobre o pedido.

Leia o pedido.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...