AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "A Constitucionalização do Processo"
Lançamento

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "A Constitucionalização do Processo"

Confira!

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Atualizado às 09:16

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "A Constitucionalização do Processo", de Hermes Zaneti Júnior.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A leitura do tempo exige régua e compasso. Olhar para trás é ver que as tradições se comunicam. As contribuições do passado auxiliaram a formar o nosso direito processual contemporâneo. Olhar para frente é garantir o sistema de justiça 3D: célere, barato e justo, aquilo que foi prometido da Constituição. Esses passos são importantes. O processo civil que temos hoje veio das grandes contribuições teóricas e do trabalho dedicado de muitos professores, nesse sentido, o Código de Processo Civil Brasileiro de 2015 é um Código de Doutrina. O CPC também é um Código de doutrina por ser interpretado à luz da doutrina atual. É a doutrina que dará sentido, unidade e potência ao novo texto.

A tese central deste livro é que o direito processual é todo ele constitucional, nada fora da Constituição, todo direito deve ser interpretado e aplicado segundo as normas, os princípios e os valores constitucionais. Uma Constituição ao mesmo tempo liberal e social, que tutela direitos fundamentais individuais e coletivos, que exige cooperação das partes e do juiz. Portanto, todo o processo é direito constitucional aplicado. O arco do que será discutido aqui vai da identificação do problema de fato e de direito até a formação, aplicação e superação do precedente; da teoria do processo até o texto do CPC. 

___________

Hermes Zaneti Júnior
Doutor e mestre em Direito Processual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Teoria e Filosofia do Direito pela Università degli Studi di Roma Tre/IT (UNIROMA3). Pós-doutorado Università degli Studi di Torino/IT. Membro da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL).  Membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual (IIDP). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Professor da Faculdade de Direito na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Graduação e pós-graduação Stricto Sensu. Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo (MPES).

__________

__________   

t