AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. "Nova Previdência na Prática" é o lançamento da Editora Mizuno
Lançamento

"Nova Previdência na Prática" é o lançamento da Editora Mizuno

Confira!

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Atualizado em 13 de dezembro de 2021 16:12

A obra "Nova Previdência na Prática", da Editora Mizuno e autoria do advogado Ulisses Vieira Moreira Peixoto, possui o objetivo de auxiliar o nobre operador do Direito nas atividades forenses.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Nos últimos tempos a República Brasileira está passando por dificuldades financeiras, sendo que, uma grande responsável por isso foram as contas públicas oriundas da Previdência Social. Diante disso, a área previdenciária teve que ser submetida a mudanças significativas, surgindo a Emenda Constitucional nº 103/2019 que alterou o sistema de Previdência Social e estabeleceu regras de transição e disposições transitórias e o Decreto nº 10.410 de 30 de junho de 2020 que alterou o Regulamento da Previdência Social.

Pensando nisso, o autor desenvolveu a presente obra com o intuito de trazer ao leitor diversos temas, tais como: Introdução ao Direito Previdenciário; Finalidade e princípios básicos; Beneficiários da Previdência Social; Aposentadorias (por incapacidade permanente; programada; programada do professor; por idade do trabalhador rural; especial); Auxílio por incapacidade temporária; Salário-maternidade; Auxílio-acidente; Pensão por morte; Auxílio-reclusão; Justificação administrativa. Em relação a Reforma da Previdência (Servidores públicos; Contribuição extraordinária; Incapacidade temporária ou permanente; Tempo de contribuição; Aposentadoria da pessoa com deficiência; Competência da Justiça Federal; Exposição a agentes; Policiais); Crimes contra a Previdência Social; Processo administrativo previdenciário; Processo judicial previdenciário.

A parte prática encontrada no livro possui inúmeros modelos, vejamos: procuração; justificação administrativa; pedido de uniformização de jurisprudência e suas razões; termo de responsabilidade; requerimentos; formulários; declarações; alvará judicial; ações previdenciárias; ação acidentária; parecer do Ministério Público; recursos de apelação e suas razões; contrarrazões do recurso de apelação; recurso inominado e suas razões, entre outros(as).

Tópicos abordados:

  • Emenda Constitucional nº 103/2019: Reforma da Previdência
  • Decreto nº 10.410/2020: Altera o Regulamento da Previdência Social
  • Decreto nº 10.491/2020: Altera o Regulamento da Previdência Social
  • Lei nº 13.846/2019: Altera a Lei de Benefícios

 __________

Ulisses Vieira Moreira Peixoto
Nascido no Estado de Minas Gerais, Graduado no Curso de Direito pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Advogado. Autor de quase quarenta livros jurídicos publicados por mais de dez editoras em toda a República Brasileira.

 __________

__________ 

t