AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "Legal Innovation: o Direito do Futuro e o Futuro do Direito"
Lançamento

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "Legal Innovation: o Direito do Futuro e o Futuro do Direito"

Confira!

quarta-feira, 23 de março de 2022

Atualizado em 22 de março de 2022 16:52

Lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, a obra "Legal Innovation: o Direito do Futuro e o Futuro do Direito", trata dos diferentes aspectos da inovação jurídica e novas perspectivas regulatórias. A coletânea, que possui 480 páginas, foi organizada por Rony Vainzof, Danielle Serafino e Aline Steinwascher e reúne artigos de mais de 30 especialistas da área jurídica.

Entre eles está a advogada Vanessa Louzada, CEO da Deep Legal, lawtech especializada em inteligência e gestão preditiva que, em 2021, esteve pelo segundo ano seguido entre as dez startups de direito mais atrativas para o mercado, segundo o Ranking 100 Open Startups. 

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

O Direito tem sido convidado a repensar o seu futuro sob diversas óticas. Olhar para o futuro do Direito é pensar em como entregamos Direito nessa nova era.

Olhar para o Direito do futuro é pensar em quais questões precisaremos ajudar a disciplinar para garantir o equilíbrio de direitos e deveres em um mundo hiper tecnológico.

Esta obra trata dos diferentes aspectos da inovação jurídica e novas perspectivas regulatórias, com um olhar estratégico para os desafios da transformação dos serviços jurídicos, sua organização e a demanda por eficiência. Nesta obra reunimos renomados especialistas com um olhar estratégico para os desafios da transformação dos serviços jurídicos, sua organização e a demanda por eficiência.

São tratados temas inovadores como a disrupção do mercado jurídico com uma abordagem cultural, legal design, plain language, jurimetria, uso de IA, Legal Operations, ODRs, todos com uma perspectiva inédita.

No capítulo de Louzada o tema debatido foi "Jurimetria e a Aplicação da Análise de Dados ao Direito", no qual a especialista apresenta os conceitos gerais sobre a importância, as vantagens e a aplicação da jurimetria e da análise de dados no dia a dia dos profissionais da área.  

"O meio jurídico, costumeiramente uma das profissões mais tradicionais, é um dos mais afetados pela transformação digital que vivenciamos, passando por um momento de profundas mudanças culturais e de rotina", destaca. 

No texto, ela faz um resgate histórico sobre o pensamento científico e a aplicação da estatística no Direito;  relata de que modo se deu a evolução tecnológica na área jurídica nos últimos anos. Para ela, essa transformação no Brasil, que já vinha ocorrendo, foi ampliada a partir da digitalização de procedimentos, processamento de informações em nuvem a partir de 2016 e acelerada a partir de 2020 pela pandemia de Covid-19, sendo uma uma tendência que não pode ser ignorada pelos profissionais do Direito.  

"O cenário de 2022 segue a toada da inovação, da inclusão e das tendências. Dezenas de cursos gratuitos on-line estão à disposição da comunidade jurídica. Empresas com novas soluções sendo lançadas mês a mês, de modo a contribuir não apenas com a transição completa para o digital, mas principalmente com o necessário desenvolvimento da maturidade analítica dos operadores jurídicos", explica.  

Neste contexto, Vanessa Louzada destaca que a advocacia data-driven, baseada em dados, requer uma mudança de mentalidade do profissional do direito, para que possa utilizar as ferramentas e as informações de forma mais assertiva.  

"A jurimetria não substitui o estudo do caso concreto, da doutrina, da análise jurídica e a expertise do profissional. Isso porque a previsão a que se propõe a jurimetria possui caráter probabilístico e não determinístico. Ela oferece imenso potencial de auxiliar os advogados, de modo a aprimorar o processo de tomada de decisões, economizar tempo e aumentar os recursos do jurídico", ressalta Vanessa Louzada.  

___________

Rony Vainzof

É referência na área do Direito Digital e Proteção de Dados. Coordenador da Pós-Graduação em Direito Digital da EPD. Eleito o melhor advogado do ano em "Privacy and Data Security Law" pelo Best Lawyers in Brazil - Edition 2020;

Danielle Campos Lima Serafino

Advogada formada pelo Mackenzie-SP, pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP.

Aline Rodrigues e Steinwascher

Formada pelo Mackenzie-SP, com LLM em Direito Societário pelo Insper, Extensão em Compliance pela FGV e com Negotiation Master em Harvard.

___________

____________

t

t