AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters Brasil >
  4. Lançada a 10ª edição da obra "Direito Internacional Privado"
Lançamento

Lançada a 10ª edição da obra "Direito Internacional Privado"

Confira o lançamento da 10ª edição da obra "Direito Internacional Privado".

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Atualizado em 25 de janeiro de 2023 17:00

Atualmente em sua 10ª edição a obra "Direito Internacional Privado" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais), de autoria de Nadia de Araujo, fornece um estudo sistemático e integral do Direito Internacional Privado no Brasil.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A obra reflete o amadurecimento da disciplina tanto sob o ponto de vista teórico, em vista do seu tratamento pela doutrina, quanto prático, a partir da sua aplicação pelos tribunais brasileiros. Além de introduzir os principais conceitos e questões da disciplina, a obra permite ao leitor um questionamento crítico da forma como a normativa nacional e internacional, além da jurisprudência, intervém nas questões atinentes aos negócios internacionais, ao direito de família e sucessão internacional e à nacionalidade.

Ao cuidar dos problemas práticos subjacentes ao contencioso internacional, a Prof. Nadia de Araujo trabalha extensivamente o processo civil internacional. Em especial, a obra analisa os contornos da jurisdição brasileira, a tramitação e cumprimento de pedidos de cooperação jurídica internacional, e o reconhecimento e execução de decisões estrangeiras. 

  • De acordo com as alterações introduzidas pela Lei nº 14.112/2020

Além disso, também são abordados os tópicos de direito de família internacional e sucessões, bem como no capítulo de direito dos negócios, os contratos internacionais. Em sua nova edição, a autora expande o tratamento da disciplina ao introduzir novas seções dedicadas à obtenção de provas no exterior em matéria civil e comercial, à insolvência transnacional e, no campo da família internacional, aos acordos privados. 

Sobre a autora:

Nadia de Araujo

Professora de Direito Internacional Privado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Comparado pela Universidade de George Washington, USA. Advogada, árbitra e parecerista.

t