Debate sobre o Direito durante a Ditadura Militar
O evento será realizado no dia 27/5, na OAB/Jundiaí, com a participação do advogado Belisário dos Santos Jr., sócio do escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados.
sexta-feira, 23 de maio de 2025
Atualizado às 11:12
No dia 27/5, o advogado Belisário dos Santos Jr., sócio do escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados e especialista em Direito Administrativo, Penal Especial e na defesa dos Direitos Humanos, participa de uma conversa sobre a atuação no Direito durante a Ditadura Militar.
O evento é realizado pela OAB/Jundiaí e acontece na Casa da Advocacia (rua Rangel Pestana, 636) em Jundiaí/SP, com início às 17h. O bate-papo, marcado para às 19h, será após a exibição do filme "Ainda Estou Aqui", ganhador do prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2025.
O longa conta a história do desaparecimento do engenheiro e ex-deputado federal Rubens Paiva, após ser preso por militares durante a repressão. O debate conta com a presença da cineasta Júlia Cerione, que trabalhou na produção do longa-metragem.
No início de sua carreira como advogado, Belisário dos Santos Jr conduziu a defesa de presos políticos ao lado de outros pares. Sua trajetória profissional sempre foi marcada pelo compromisso à resistência frente a ditadura militar.
Foi secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, período em que criou o Plano Estadual de Direitos Humanos e implementou uma série de políticas públicas nas áreas de defesa do consumidor, do usuário dos serviços públicos e da vítima. Foi presidente do conselho curador da Fundação Padre Anchieta/ TV Cultura e, atualmente, integra a Comissão de Direitos Humanos Paulo Evaristo Arns, preside a Comissão de Direitos Humanos do IASP e é ex-membro do comitê executivo (ExCo) da Comissão Internacional de Juristas em Genebra, na Suíça.
Realização: OAB/Jundiaí


