INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 1.123

MIGALHAS nº 1.123

Quarta-feira, 9 de março de 2005 - Migalhas nº 1.123 - Fechamento às 10h39.                                            

 

"A mente que se abre a uma idéia jamais voltará a seu tamanho original."

Albert Einstein

Físico

Morreu ontem, aos 80 anos, o físico César Lattes.

Migalhatômico

Como já se disse em outro momento, o poder de penetração no meio intelectual de um informativo eletrônico dirigido a uma classe de doutos leitores é inimaginável. Hoje, quem envia migalha homenageando o físico César Lattes é o migalheiro Prof. dr. Mauro S. D. Cattani, físico, catedrático da USP, e um dos mais brilhantes de seus discípulos.

Migalhas dos leitores - César Lattes

"O Professor Cesare Mansueto Giulio Lattes bacharelou-se, com 19 anos, em Física na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em 1943. Conheci o Prof. Lattes quando era o chefe da Cadeira de Estrutura da Matéria no Departamento de Física da FFCLUSP onde permaneceu até 1967, quando foi para a Unicamp. Estive em contacto com o Prof. Lattes durante os anos de 1964 a 1967, pois fui contratado como seu Assistente em 1964, logo após ter me bacharelado em 1963. Juntamente com os professores G. P. S. Occhialini, italiano, e C. F. Powell, inglês, descobriu os mésons Pi em 1947, usando o método fotográfico de emulsões que foram expostas aos raios cósmicos. Essa descoberta foi fundamental para a compreensão das interações nucleares na época. Pela descoberta, o então chefe da equipe de emulsões, o professor Powell, recebeu em 1950 o Prêmio Nobel de Física. Lattes e Occhialini não foram premiados, juntamente com Powell, porque nessa época somente o líder do grupo de pesquisas recebia as honras. Somente a partir de, mais ou menos, 1960 essa política começou a ser mudada. Assim, tendo em vista a competência dos três pesquisadores que participaram da descoberta, todos eles deveriam ter sido brindados com o Nobel. Dentro dessa óptica podemos dizer que o Prof. Lattes ganhou um Prêmio Nobel. O Professor Lattes, pela descoberta do méson Pi, foi o mais importante físico brasileiro do século 20. É o cientista brasileiro mais conhecido no exterior e, talvez, o único cujo nome é lembrado pelo povo brasileiro. Ele e o Prof. M. Schemberg foram os únicos físicos brasileiros mencionados numa resenha da Física do século 20, onde somente os trabalhos mais relevantes foram considerados. É o livro, em três volumes, "Twentieth Century Physics" editado em 1995 por L.M.Brown, A. Pais e B. Pippard. São Paulo, 9 de março de 2005." Prof. Mauro S.D. Cattani

Tarifas de energia elétrica

O veto do ministério da Fazenda ao pedido da Light à Aneel de revisão extraordinária das tarifas de energia elétrica causou perplexidade no meio jurídico. Para Eduardo Ramires, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, o veto representa um recuo enorme no modelo da regulação setorial independente. Clique aqui para ler a matéria completa.

PPP-13

Fabio Falkenburger e Tiago A. D. Themudo Lessa, integrantes do staff do escritório Pinheiro Neto Advogados responsável pela feitura da série sobre PPPs, apresentam hoje aos migalheiros os limites de financiamento e aporte de recursos por parte do setor público nos projetos das Parcerias. Para conferir o décimo terceiro texto da série, clique aqui.

Acionistas minoritários

Responsável pela área de direito comercial de Lopes da Silva e Guimarães Advogados, Plínio Ribeiro Volponi, explica nas Migalhas de peso de hoje os direitos dos acionistas minoritários. As observações sobre o tema consideram as disposições contidas na legislação vigente sobre as sociedades anônimas, ou seja, Lei 6.404/76, atualizada pela Lei 10.303/01. Para ler, clique aqui.

Especialização

A utilidade x necessidade dos cursos de pós-graduação para os profissionais da área jurídica é explicada nas quentes de hoje pela Michael Page International, reconhecida mundialmente como referência em recrutamento especializado de profissionais para média e alta gerência. Para conferir o texto, clique aqui.

_____________

Gramatigalhas

A leitora Maria da Gloria Araújo Pereira remete-nos a seguinte consulta:

"Caro professor José Maria da Costa, gostaria de saber a grafia correta para a frase: 'se algum direito VIR a ser deferido ao Autor ...' ou '... VIER a ser ...'"

Se você também quer saber o que pensa a respeito o autor da coluna Gramatigalhas, então clique aqui.

___________

Nomes de peso

Migalhas contará, a partir de amanhã, com mais um apoiador.

Clique aqui

_________

Carta de Mesa pára na mesa

Por unanimidade, os 157 congressistas bolivianos rejeitaram ontem à noite o pedido de renúncia do presidente Carlos Mesa.

Arquivado

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, arquivou ontem a representação do PSDB contra Lula.

Julgamento

No primeiro dia do julgamento em que é acusado de mandar matar um policial civil no Acre, o ex-deputado federal Hildebrando Pascoal chorou e recorreu a frases de efeito para negar seu envolvimento com grupos de extermínio. Ele chegou ao tribunal carregando pastas repletas de documentos e pediu autorização à juíza Maria de Fátima Pessoa, da 10ª Vara Federal de Brasília, para retirar as algemas. Os procuradores protestaram e o pedido foi negado.

Autonomia do BC

A CAE do Senado atendeu ao pedido do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e deu a partida na discussão sobre a autonomia do BC.

Fusão

Martorelli Advogados e Vicente Gouveia Advogados, escritórios pernambucanos, uniram suas atividades em uma operação de fusão. Clique aqui e leia a matéria completa.

Maurilinho

O Estadão de hoje traz uma reportagem contando a saída de Maurílio Biagi Filho do comando da Usina Santa Elisa em Ribeirão Preto. Pelo que se comenta nas rodas "pinguinianas", as coisas não foram tão amenas como diz a reportagem, ilustrada com uma foto do empresário todo sorridente.

Gol

Como já se sabia (Migalhas 1.122), a Gol divulgou ontem seu resultado de 2004: lucro líquido recorde de R$ 384,7 milhões. O que significa um aumento de 119% sobre 2003.

Rinha

A 4ª Câmara Criminal do TJ/RJ decidiu ontem que o publicitário Duda Mendonça e o vereador Jorge Babu (expulso do PT), além de cinco outros réus, não serão processados pelos crimes de formação de quadrilha e apologia ao crime. Eles foram presos pela PF em outubro do ano passado quando participavam de uma rinha de galos. Todos continuarão, contudo, respondendo pelo delito de maus-tratos aos animais.

TRE/SP - I

Amanhã, às 17h, o TRE/SP (rua Francisca Miquelina nº 123, 14º andar, Bela Vista, Capital), em sessão solene, agraciará grandes nomes com o "Colar do Mérito Eleitoral Paulista": Juiz José Roberto Pacheco Di Francesco; Juíza Suzana de Camargo Gomes; Desembargador Paulo Sunao Shintate; Juiz Eduardo Augusto Muylaert Antunes; Juiz Fernando Antonio Maia da Cunha; Juiz Carlos Eduardo Cauduro Padin; Arnaldo Malheiros; Fátima Aparecida de Souza Borghi; Fernando Augusto Fontes Rodrigues.

TRE/SP - II

Entre os homenageados está o respeitável desembargador dr. Arnaldo Malheiros, reconhecido, de forma unânime, como uma sumidade, exercendo grande fascínio até mesmo em seus pares. Seus 55 anos de atuação na Justiça eleitoral paulista serão lembrados pela Corte, a qual foi, no distante ano de 1949, como estudante de Direito e escrevente do TJ, um dos "fundadores", integrando o primeiro quadro de funcionários, sob a presidência do saudoso Mário Guimarães e direção de Ibsen da Costa Manso. Naqueles ditosos tempos, num período de profunda efervescência política com a redemocratização, as eleições demandavam hercúleos trabalhos dos serventuários da Justiça.

TRE/SP - III

Outro homenageado que também empresta suas luzes para a Corte eleitoral paulista é o advogado Eduardo Muylaert, do escritório Muylaert, Livingston e Kok Advogados. Dr. Eduardo, um dos apoiadores de Migalhas de primeira hora, é um dos juristas integrantes do TRE/SP e seu biênio termina no dia 17/12.

TRE/MT

Especula-se nos bastidores do Judiciário mato-grossense que o pleno do TJ/MT estuda uma medida para reconduzir o desembargador Flávio Bertin à presidência do TRE. Chegando aos setenta anos, Bertin se aposenta compulsoriamente no fim deste ano.

Migalhas dos leitores - Legitimidade ativa

"Migalhas (1.122) conta que o ministro Sepúlveda Pertence determinou o arquivamento do pedido de interpelação feito pelo PSDB contra o presidente da República. E, que o ministro observou que o partido não poderia ser parte legítima para propor uma ação penal por crime contra a honra do ex-Presidente. Até as crianças sabem disso. Ignorância ou má-fé de quem representou o partido?" Adauto Suannes - desembargador aposentado do TJ/SP

Células-tronco

Defensora das pesquisas com células-tronco embrionárias, Márcia Melaré, Vice-Presidente da OAB/SP e integrante da Advocacia Approbato Machado, publica hoje no site Migalhas um explicativo artigo sobre o polêmico tema. Não perca a chance de ler, clique aqui.

Claro que há algo estranho

Ontem outra ilustre leitura contou seus dissabores com as empresas de telefonia celular. Segundo ela, não é só a Claro (Migalhas 1.122) que adota a atitude ontem narrada para cancelamento do serviço (fórmula que deixa ao alvedrio da empresa a data da rescisão do contrato). Ela informa que a Vivo também adota a mesma sistemática.

"Mas, o que é pior, acabo de descobrir que a TIM também tem um método infalível para fazer os consumidores desistirem de seus serviços: após quatro tentativas em que o "sistema estava fora do ar", consegui falar com a TIM para mudar meu endereço e pedir a segunda via de minha conta. Como a segunda via seria enviada ao meu endereço antigo, pedi, então, o código de barras para pagamento via internet. Me deram o código errado. Conclusão: uma hora e dois minutos pendurada ao telefone sem resolver o problema e com a conta em aberto (e multa, encargos, etc.), ouvi da TIM: "por favor ligue mais tarde pois os nossos sistemas estão fora do ar"."

Federalismo

Partindo de um exame da forma federativa de Estado e das suas relações com a discriminação constitucional de rendas, o livro "Contribuições e Federalismo" (editora Dialética, 223p.) aborda a competência da União para instituir contribuições. A obra foi gentilmente oferecida para sorteio pelo autor, o ilustre advogado Hugo de Brito Machado Segundo, membro do ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários. Concorra, clique aqui.

Nota da Redação - A equipe de Migalhas agradece ao ilustre autor pelo envio de um exemplar à nossa biblioteca.

Anencefalia

O Prof. Luís Roberto Barroso, do escritório Luís Roberto Barroso & Associados, apresenta hoje, às 9h, exposição sobre o tema "Antecipação Terapêutica do Parto por Anencefalia", na 151ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília, DF.

Internet

Conheça um pouco mais do livro "Responsabilidade Civil dos Provedores de Serviços de Internet" (editora Juarez de Oliveira, 312p.) e concorra a um exemplar oferecido pelo autor, o advogado Marcel Leonardi, do escritório Leonardi Advocacia. Clique aqui.

"Vai ser bom assim lá na China"

Antonio Celso Fonseca Pugliese, advogado associado de Pinheiro Neto Advogados, foi nomeado árbitro da China International Economic and Trade Arbitration Comission - CIETAC, maior órgão de arbitragem da China. Após um período de trabalho em Beijing, ele é o primeiro brasileiro a ser nomeado árbitro oficial na China.

Reunião

A próxima reunião do Comitê Societário do CESA será realizada hoje, às 8h30, no Demarest e Almeida Advogados. Na pauta estão dois temas: a Lei de Falências, que será comentada pelo Dr. Luiz Fernando Valente Paiva, do Pinheiro Neto Advogados e o planejamento sucessório mediante estruturações societárias no Novo Código Civil, pela Dra. Ana Luisa Porto Borges, do Ochman, Real Amadeo Advogados Associados.

Novo local

O ETHOSVITAE - Centro de Estudos em Bioética e Direito comunica a mudança de local do I Fórum Ethosvitae Bioética, Biodireito e Direito Médico. O evento acontece nos dias 12 e 13/3, em SP. Confira o novo endereço e a programação atualizada do evento. Clique aqui.

Seminário

Acontece no dia 29/3, em SP, o seminário Aspectos Relevantes do Contencioso Acionário, organizado pelo FORUM CEBEFI. Saiba mais informações sobre a programação completa e concorra a uma vaga-cortesia. Clique aqui.

Eventos de peso

Confira os eventos promovidos pela Saint Paul Institute of Finance que já estão sendo divulgados em Migalhas:

  • Início no dia 25/4 - Curso - Matemática Financeira. Clique aqui.
  • 28/4 - Curso - Contabilidade para não Contadores. Clique aqui.
  • Início no dia 23/5 - Curso - Gestão de Impostos. Clique aqui.

Chance - I

Hoje é o último dia para se inscrever e concorrer a uma vaga-cortesia para participação no II Fórum Brasileiro sobre as Agências Reguladoras, a ser realizado nos dias 14 e 15/3, em Brasília. O evento é organizado pelo Instituto de Direito Público da Bahia - IDPB e o Instituto Brasileiro de Direito Público da Economia - IBDPE. Clique aqui.

Chance - II

Concorra também a três vagas-cortesia para o workshop - Aspectos Práticos da Recuperação de Créditos, que acontece nos dias 16 e 17/3, em SP. O evento é organizado pelo IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos. Participe, clique aqui.

Secretariando advogados

A Central Prática Consultoria e Treinamento oferece aos migalheiros duas vagas-cortesia para o próximo treinamento Secretariando advogados, a ser realizado no dia 19/3, em SP. Não perca esta oportunidade. Clique aqui e faça sua inscrição no sorteio.

Migalhas dos leitores - "Ainda uma vez..."

"Sou médico, mas me interesso pelas questões jurídicas. Coincidentemente tenho uma filha de 17 anos que foi "treineira" no último vestibular da FUVEST. Ora, a situação de um secundarista, de 17 anos, inexperiente, fazer um treino para o vestibular, até para desmistificar o vestibular, eu entendo. Agora, um bacharel de Direito, que estudou por 5 anos não deveria temer uma prova teste, que aliás está disponível (eu baixei da internet) para estudar. A formação superior deve basicamente formar alguém capaz de pensar e agir pelos próprios meios." Jairo Sergio Szrajer - médico

Protesto

Os bacharéis em Direito, examinandos do 125º Exame da OAB/SP, protestaram contra o exame de Direito Tributário. Para ler a íntegra do protesto, clique aqui.

Palestra

A Profa. Dra. Hilda Clotilde Penteado Morana ministra no dia 19/3, na Associação Paulista de Medicina (av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista, SP), a palestra Psicopatia e Transtorno Anti-Social: no Contexto Clínico e Médico-Legal. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3188-4252.

Lançamento

Acontece amanhã, às 20h, na Livraria da Travessa de Ipanema, RJ, o lançamento do livro "Vulnerabilidade do Franqueado no Franchising", escrito pelo advogado Thomaz Saavedra.

Prêmio

Ana Beatriz De Pizzol Amorim do Rosário foi premiada com um exemplar do livro "Elementos de Direito Previdenciário -Custeio", gentilmente oferecido pelo professor do Ibmec/RJ, Társis Nametala Jorge. Parabéns!

Migalhas dos leitores - Agradecimento

"Recebi o livro "Tribunais de Contas - Aspectos Controvertidos" (editora Forense, 313p.), oferecido para sorteio pelo autor, o advogado Luiz Manoel Gomes Junior, que vocês me mandaram (Migalhas 1.115), pelo que agradeço e aplaudo a iniciativa." Adilson Crepaldi, da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) - vinculada à Casa Civil do Estado de São Paulo

Migalhas dos leitores - Magistratura

"Quem vos fala é um mero magistrado de uma distante comarca do interior do Estado de MS, denominada Glória de Dourados. Sou o único magistrado nesta pequena comarca, hoje com aproximadamente dez mil habitantes. Faço uso deste brilhante veículo de informação para deixar registrado meu descontentamento diante da generalização que vem sendo feita sobre a conduta de magistrados no nosso país. Recentemente publicou-se neste informativo (Migalhas 1.121) que os magistrados não costumam receber advogados em seus gabinetes e que está se tornando tarefa quase impossível um advogado ter audiência com os juízes de primeiro grau. Ingressei na magistratura deste Estado com 25 anos de idade, isso há três anos, sendo que antes advoguei e estudei por aproximadamente outros três anos na capital de SP, tempo durante o qual efetivamente pude comprovar que em parte a revolta da AASP tem fundamento, pois por mais de uma vez não consegui falar com juízes da capital paulistana, às vezes depois de ter me locomovido por mais de duas horas, utilizando metrô e ônibus. Porém desde que comecei a exercer minhas funções como magistrado nunca, e disso tenho orgulho, nunca deixei de receber um advogado em meu gabinete, por mais atarefado que eu estivesse e mesmo sendo muito inseguro, tendo pouco conhecimento do direito e muita inexperiência, esta decorrente da minha incipiente carreira, além é claro de tratar invariavelmente com advogados que não têm o cabedal de conhecimentos jurídicos ostentado pelos brilhantes mestres da capital paulistana e outras. Conheço alguns colegas magistrados, na esfera estadual deste e de outro Estado, como também na Federal, que têm conduta semelhante à minha. Talvez o problema seja um pouco mais setorial ou regional do que se pensa. Fui advogado e certamente voltarei a ser, em que pese a limitação prevista no "emendão" da Reforma do Judiciário, além de outras mais que possam vir. Admiro muito a atividade do advogado e acredito ser ela tão nobre quanto a de um juiz, obviamente quando ambas são desempenhadas com a ética e o esmero que delas se espera. De fato existem péssimos juízes, porém não nos olvidemos de que existem péssimos advogados, governantes, parlamentares, promotores de justiça e outros agentes públicos detentores de parcela de poder. Precisamos começar a arrumar nossa casa para depois nos ocuparmos da alheia. Isso é o que venho tentando fazer na pequena comarca na qual me encontro e desde que fui aprovado no concurso público. Penso que é o que os detentores de poder e a própria OAB, em nível federal e estadual, deveriam fazer. Pode até parecer ridículo e óbvio isto que estou escrevendo, como de fato é, porém senti necessidade de que no mínimo uma pessoa tomasse conhecimento do que eu e certamente outros, que não destinaram parte do seu tempo para redigir algo parecido, pensam." Cássio Roberto dos Santos

Nota da Redação - A nobre função de distribuir a Justiça não se coaduna com a empáfia. Ontem, na migalha intitulada "juízes e Juízes", dizíamos justamente o que disse o leitor, que há de fato "incontáveis magistrados que atendem, com muita presteza, e sem nenhum interesse diverso, os causídicos". Vossa Exa. se enquadra certamente nessa categoria. Parabéns pela conduta, que é exemplo para os operadores do Direito, principalmente os novéis.

__________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Data Is Lacking on Iran's Arms, U.S. Panel Says"

The Washington Post - EUA

"Harassment Claims Roil Habitat for Humanity"

Corriere della Sera - Itália

"Dazi anti-Cina, ultimatum della Lega"

Le Figaro - França

"Lycéens : les casseurs à Paris, les cortèges en province"

Público - Portugal

"Portugual sem política específica de combate à corrupção"

El País - Espanha

"La Audiencia de Madrid condena al 'asesino del naipe' a 142 años de prisión"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"18-Jähriger Beifahrer stirbt noch an der Unfallstelle"

The Guardian - Inglaterra

"IRA offer was to kill, says Orde"

Le Soir - Bélgica

"Armes : ils étaient tous au courant"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Fortalecido, Mesa fica e prepara mudanças na Bolívia"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Juro afeta indústria e previsão de crescimento"

O Globo - Rio de Janeiro

"Presidente da Alerj foi sócio de fiscal preso por fraude no INSS"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Economia cresce menos"

Correio Braziliense - Brasília

"Aumenta o número de furtos a residência no DF"

Zero Hora - Porto Alegre

"41,3ºC: O dia mais quente em duas décadas"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Dizendo-se traído, Stica renuncia à liderança"

O Povo - Fortaleza

"Crime do juiz: tumulto prisão e ameaças em Sobral"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Sociedade se mobiliza contra os impostos"

______

Apoiadores :

· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C

· Trigueiro Fontes Advogados

· Ulisses Sousa Advogados Associados

· Urbano Vitalino Advogados Associados

· Veirano Advogados

· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados

· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C

· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial

· Advocacia Dauro Dórea (ADD)

· Advocacia Podval
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· José Marcos Gomes & Advogados Associados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores

· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão - Consultores e Advogados
· Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C

· Miguel Silva Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C 
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Oliveira Neves & Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados 
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stroeter & Royster Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
· Stuber - Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados 
· Thiollier Advogados 
· Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
· Tojal, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público

· InterNews

· Instituto Ling

· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias

· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia

· Michael Page International 

· Mission Desenvolvimento Profissional

· MP Treinamentos

· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná

· Saint Paul Institute of Finance

· Siciliano
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário

· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· APET - Associação Paulista de Estudos Tributários
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· BCS Informática e Associados
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· Coelho dos Santos Corretora de Seguros
· Corrêa & Lucato Peritos Associados
· CRUZEIRO/NEWMARC Patentes e Marcas Ltda.
· ETHOSVITAE - Centro de Estudos em Bioética e Direito
· FGV DIREITO RIO
· FORUM CEBEFI
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais 
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBDS - Instituto Brasileiro de Direito Societário
· IBMEC/RJ
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa

· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos

______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR