INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.367

MIGALHAS nº 3.367

Quinta-feira, 15 de maio de 2014 - Migalhas nº 3.367 - Fechamento às 9h04.

 


"A persistir a tendência reducionista de se conceber o Judiciário como setor burocratizado encarregado de dar respostas técnicas a pleitos da vida, envolvido com questões menores de sua sobrevivência como segmento funcional da administração pública, impassível diante do que ocorre fora dos Tribunais, não será glorioso o destino da Justiça."

Renato Nalini,
in A Rebelião da Toga (2006)

Pirotecnia

O TJ/SP pediu autorização ao CNJ para "reciclar" processos findos. O desembargador Renato Nalini explica que se gasta muito dinheiro na guarda dos feitos e o Tribunal não dispõe de recursos. A intenção é convocar os interessados - Universidades, Institutos Históricos, Arquivos Públicos, ONGs, escritórios de advocacia e mesmo as partes - a retirar em custódia os processos findos. E os processos não procurados e sem interesse histórico seriam reciclados (evidentemente é um eufemismo para incineração). (Clique aqui)

História

O caso não é novo. No dia 9 de março de 1997, o jornalista Elio Gaspari informava que o TJ/SP, por meio do provimento CSM 556/97, tramava uma "fogueira da ignorância" ateando fogo nos processos arquivados. Os desembargadores argumentavam que faltava dinheiro para sustentar papéis do passado numa época em que mal conseguiam cuidar do presente. Diante das irregularidades do provimento e em prol da preservação da história jurídica do povo paulista, a AASP, representada pelo professor e atual diretor das Arcadas José Rogério Cruz e Tucci, impetrou um MS coletivo (040.689-0/6). O caso foi parar no STJ, que qualificou o malfadado provimento de açodado, além de flagrantemente ilegal e inconstitucional (clique aqui).

Editorial

Várias vezes se impediu o incêndio na história paulista. Mas, como se vê, volta e meia a intenção retorna. Em 2011 foi o próprio CNJ que, de olho no problema de São Paulo, baixou recomendação sobre o tema (clique aqui). Migalhas reconhece o alto custo de manutenção dos arquivos, mas não se conforma com o fato de que tendo mantido os processos guardados por dois séculos, e existindo agora recursos tecnológicos para arquivá-los, todos, num só computador, pretenda-se queimar a memória do povo brasileiro. Ademais, como é bem de ver, estamos já com a maioria dos feitos correndo digitalmente, o que sinaliza o não crescimento do acervo. Dessa forma, bastará apenas digitalizar o arquivo. É uma missão hercúlea ? Sim. Mas, por outro lado, factível. E o que está em jogo não é apenas a sobrevivência do TJ "como segmento funcional da administração pública", e sim a história do povo bandeirante. Por tudo isso, este vibrante matutino roga que se convoque o meio jurídico, OAB, associações, institutos, bancas, academias e Migalhas (não nos furtamos) para, juntos, arrecadarmos fundo para fazer frente à digitalização.

STF - ações - entidades associativas - associados

Em decisão com importantes reflexos, o STF definiu ontem que, em ações propostas por entidades associativas, apenas os associados que tenham dado autorização expressa para sua propositura poderão executar o título judicial. O caso teve repercussão geral reconhecida pela Corte e a maioria foi formada a partir da divergência inaugurada pelo ministro Marco Aurélio, ao prover RExt da União contra acórdão da JF que entendeu que o direito alcança os associados independentemente de autorização expressa para ajuizamento da ação. (Clique aqui)

Juros de mora

No próximo dia 21, a Corte Especial do STJ definirá a partir de quando devem incidir os juros de mora em condenações de ACPs : se desde a citação do réu na ACP ou apenas a partir da citação na execução individual (clique aqui).

(Des)consignado

Em SP, o BB não será mais a única instituição financeira a poder fazer empréstimos com desconto em folha de pagamento para os servidores estaduais. O fim da exclusividade foi estabelecido pelo decreto 60.435, publicado ontem no DO. (Clique aqui)

No túnel do tempo

Vale lembrar que a exclusividade no empréstimo consignado foi vedada pelo BC em janeiro de 2011, com a edição da circular 3.522 (clique aqui). Pouco depois, em setembro do mesmo ano, o Cade exigiu que o BB suspendesse todos os contratos assinados desde 2006 com prefeituras e governos estaduais com cláusulas de exclusividade na concessão do crédito consignado (clique aqui).

MPT x Pazzianotto

Na última terça-feira (Migalhas 3.365), o ministro aposentado do TST Almir Pazzianotto Pinto, em artigo para Migalhas, falou de sua preocupação diante da atuação de alguns representantes do MPT que forçavam a assinatura de TACs (clique aqui). Em nota enviada a esta Redação, a ANPT - Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho repudia o teor do artigo. Segundo a ANPT, o articulista, ex-presidente do TST e ex-ministro do Trabalho, desconhece a atuação do Ministério Público do Trabalho. (Clique aqui)

Efeito Copa

Sem-teto, sem-terra e outros movimentos sociais prometem fazer protestos simultâneos em pelo menos 50 grandes cidades do país, em discordância com gastos da Copa do Mundo. O dia 15 de maio foi batizado como "Dia Internacional de Lutas contra a Copa" pelo Comitê Popular da Copa, que reúne movimentos sociais e organizações que denunciam violações de direitos humanos e a repressão ao direito de manifestação.

Esmigalhando a lei geral da Copa

Citando práticas de empresas em grandes eventos esportivos e musicais, o advogado Eduardo Ribeiro Augusto, do Siqueira Castro Advogados, comenta o marketing de emboscada. (Clique aqui)

E o salário, ó !

Mais de 30% dos advogados estão insatisfeitos com a renda na carreira jurídica. A conclusão faz parte de pesquisa coordenada pelos professores da USP Claudio de Souza Miranda e Marco Aurélio Gumieri Valério e compõe o Índice de Confiança dos Advogados na Justiça. As diferenças na satisfação acentuam-se com a mudança de gênero e áreas de atuação. Veja os dados. (Clique aqui)

Planos de saúde

Ministério da Saúde e ANS suspendem comercialização de 161 planos de saúde de 36 operadoras. A proibição de venda é resultado das reclamações de consumidores que tiveram os prazos para consultas, exames e cirurgias descumpridos ou, então, coberturas indevidamente negadas aos consumidores. Veja a lista. (Clique aqui)

Alhos e bugalhos

Em julgamento do MS 32.912, proposto pelo Conselho Regional de Odontologia da BA, o STF decidiu na tarde de ontem pela obrigatoriedade da realização de concurso público para contratação de pessoal pelos conselhos profissionais. Relatado pelo ministro Fux, o acórdão apoia-se no entendimento do próprio STF no julgamento da ADIn 1.717, que em 2002 reconheceu o caráter público de tais atividades. Vale lembrar que no julgamento da ADIn 3.026, ocorrido em 2006, o plenário do STF entendeu pelo não enquadramento da OAB nesse mesmo modelo, pois ao ocupar-se "de atividades atinentes aos advogados, que exercem função constitucionalmente privilegiada, na medida em que são indispensáveis à administração da Justiça [artigo 133 da CB/88] (...)", a OAB desempenharia atividades cujas finalidades ultrapassariam os interesses corporativos, não podendo "ser tida como congênere dos demais órgãos de fiscalização profissional".

ABC do CDC

A produção cultural e tecnológica dos países dominantes é desenvolvida e entregue aos países emergentes de diversas formas. Um dos modos mais eficientes de dominação é o do uso da linguagem. Assim, na coluna de hoje, o desembargador aposentado Rizzatto Nunes apresenta um panorama do poder da língua estrangeira sobre nós. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ - Operadora de plano de saúde deve responder por erro médico se tiver referenciado o profissional causador do dano. (Clique aqui)

2 - STJ - Venda de imóvel em recuperação judicial não afasta direito de preferência do locatário. (Clique aqui)

3 - TST admite procuração encaminhada via e-DOC sem cópia autenticada. (Clique aqui)

4 - TJ/MA - Reajuste de plano de saúde por mudança de faixa etária de idoso é abusivo. (Clique aqui)

5 - Boa Vista Serviços S/A - Inadimplência sobe 5,6% em abril, na comparação com março, de acordo com dados nacionais. (Clique aqui)

$$$

Ministro Lewandowski autoriza repatriação de US$ 53 mi em contas atribuídas a Paulo Maluf.

Propaganda antecipada

Juíza Lílian Maciel, do TRE/MG, concede liminar solicitada pelo PT para que o pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Pimenta da Veiga, retire de página do Facebook postagem com foto e frase "Movimento todos por Minas - Continuar crescendo só depende da gente". Segundo a magistrada, "a propaganda desborda dos limites legais e realiza verdadeira propaganda extemporânea em favor do Representado e candidato a governador pelo PSDB". (18.144)

Propaganda negativa

Desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, do TRE/RJ, determinou que o Google retire do YouTube vídeo com propaganda negativa contra o deputado Garotinho. Postado na página "Garotinho Nunca Mais", o vídeo - com o título "Garotinho Governador : um Mau Negócio" - exibia o rosto do pré-candidato ao governo do Rio acima de uma urna eletrônica, fazendo referências ofensivas à gestão dele no governo fluminense, entre 1999 e 2002. (17.909)

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Judiciário

A carência de iniciativas inovadoras no Judiciário é lamentada pelo presidente do TJ/SP, desembargador José Renato Nalini. "Onde está a criatividade no mundo do Direito ? Será que não existe receita para tornar a outorga da Justiça mais acessível, já que o acesso à Justiça é uma realidade inquestionável ?" (Clique aqui)

Tribunal do Júri

O advogado Rodrigo Faucz Pereira e Silva (ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional) apresenta as diferenças entre o Tribunal do Júri no Brasil e nos EUA. Para ele, "o número de jurados e a forma que a decisão é tomada, consubstancia a principal distinção entre os sistemas e, ao mesmo tempo, identifica a vulnerabilidade do Tribunal do Júri no Brasil". (Clique aqui)

Abandono de terreno

A responsabilidade decorrente do abandono de terreno urbano é analisada pela advogada Telma Curiel Marcon, do escritório Resina & Marcon Advogados Associados. (Clique aqui)

Crédito de ICMS

De acordo com o advogado Marcelo Braga Costruba, da banca Braga & Moreno Consultores e Advogados, para que o contribuinte possa fazer jus ao crédito do ICMS de acordo com a orientação do STJ, é necessário que a nota fiscal tenha sido emitida anteriormente à declaração de inidoneidade do vendedor. Veja as considerações acerca da súmula 509 da Corte. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

O Brasil no mundo

Reportagem do "Financial Times" mostra como os movimentos sociais aproveitam a Copa do Mundo para pressionar o poder público por mudanças. (MI - clique aqui)

E a novela continua...

Corte de apelações dos EUA confirma decisão da Comissão de Comércio Internacional que inocentou a Apple no caso de violação de patentes da Samsung. (MI - clique aqui)

Flerte virtual

Tribunal francês determina que paquera virtual é motivo para divórcio. (MI - clique aqui)

Odebrecht

Consórcio integrado pela espanhola Enagás e a brasileira Odebrecht entra na disputa por licitação do gasoduto no Peru. (LA - clique aqui)

_____________

Miguel Reale

A Fundação Nuce, Miguel Reale e a Editora Migalhas, com o apoio do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE e do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo, convidam para o coquetel de lançamento do livro "Fundamentos do Direito - 4ª Edição", do mestre Miguel Reale, com prefácio de Miguel Reale Júnior. Dia 27 de maio, às 19h, em SP. Participe. (Clique aqui)

Miguel Reale Júnior

No dia 28, na Faculdade de Direito da USP, às 18h, acontece cerimônia em honra ao Professor Titular Miguel Reale Júnior - pego recentemente pela inexorável compulsória - e lançamento de livro em sua homenagem. (Clique aqui)

Corresponda-se !

O Correspondentes Migalhas é a ferramenta certa para quem procura estar no mercado de trabalho jurídico. Cadastre-se agora mesmo ! No final do informativo você encontra a relação de cidades que precisam de profissionais como você ! (Clique aqui)

Sorteio - Lauda Legal

A coletânea resenhada hoje por Roberta Resende reúne um seleto time de juslaboralistas para tratar de tema caro ao neoconstitucionalismo. Sob a batuta do magistrado gaúcho e jurista consagrado Ingo Wolfang Sarlet, do ministro do TST Luiz Philippe Vieira de Mello e da conselheira do Cade Ana de Oliveira Frazão, os autores travam "Diálogos entre o Direito do Trabalho e o Direito Constitucional - Estudos em homenagem a Rosa Maria Weber" (724p.). O trabalho editorial impecável é da Editora Saraiva, que oferece um exemplar para sorteio. (Clique aqui)

Direito Autoral

Em tempos de discussão sobre a integridade de clássicos da literatura, o lançamento "Direitos de Autor e Direitos Conexos", da advogada Eliane Y. Abrão, é imprescindível para esclarecer os pormenores que cercam a matéria de Propriedade Imaterial. Adquira seu exemplar na Livraria Migalhas. (Clique aqui)

Os legais

Aliança jurídica ? Tudo depende do perfil do escritório. Veja as tirinhas de hoje. (Clique aqui)

Uma década

Amanhã, o escritório Flavio Antunes, Sociedade de Advogados comemora 10 anos de existência. Inicialmente formada por apenas dois sócios, com o atendimento basicamente a dois clientes, hoje a banca conta com mais de 20 profissionais que trabalham direta ou indiretamente na efetivação de um trabalho de excelência em favor de mais de 200 clientes, muitos dos quais se tornaram amigos, tamanha a confiança conquistada. Com atuação em todo país, nos mais diversos ramos de atividade econômica, o escritório está focado na área empresarial, envolvendo em suma as áreas de Direito Tributário, Licitações, Trabalhista, Cível e Contratos, além de Penal-Econômico.

Professora

A advogada Milena Donato Oliva, do escritório Gustavo Tepedino Advogados, foi recentemente aprovada, em primeiro lugar, no concurso público para Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UERJ, para a cadeira de Direito do Consumidor, vinculada ao departamento de Direito Civil.

Reforço

O advogado Eduardo Zangerolami é o mais novo sócio do escritório Barcellos Tucunduva Advogados. O especialista, com mais de 10 anos de experiência na área Tributária, assume o desafio de, juntamente com Evadren A. Flaibam, ampliar as ações desenvolvidas no segmento para clientes em todo o Brasil.

Pesquisas

A Direito GV teve dois projetos de pesquisa selecionados pelo Centro de Estudos sobre o Sistema de Justiça, da Secretaria de Reforma do Judiciário do MJ. O processo foi feito por meio de chamada pública e o objetivo é coletar informações sobre o sistema de justiça brasileiro. Ao final das pesquisas empíricas, serão produzidos relatórios técnico-científicos que serão divulgados ao público em volumes que integram a coleção "Diálogos sobre Justiça".

Fachadas

As paredes coloridas alegram a entrada do escritório de Sorriso/MT. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 143 anos, no dia 15 de maio de 1871, a Câmara dos Deputados elegeu especial comissão, encarregada de dar parecer acerca da proposta do governo, apresentada no dia 12 para a abolição gradual da escravidão. Venceu a lista ministerial por pequena maioria.

Sorteio

A obra "Crime Organizado" (JusPodivm - 2ª edição - 198p.), de Rogério Sanches Cunha e Ronaldo Batista Pinto, apresenta análise de cunho penal, com abordagem dos novos tipos introduzidos pelo estatuto novel. A obra é presente do promotor de Justiça Ronaldo Batista Pinto. (Clique aqui)

Código Civil

Acaba de ser reeditada a obra "O Código Civil na Perspectiva Civil Constitucional : Parte Geral" (Renovar), coordenada pelo professor Gustavo Tepedino (Gustavo Tepedino Advogados). O livro auxilia na construção da norma interpretada : a solução do conflito de interesses a partir de enunciados normativos que, forjados na singularidade do fato concreto, incorporam em seu conteúdo prescritivo os princípios e valores inseridos na Constituição. (Clique aqui)

Lançamentos

Acontece hoje o lançamento da obra "Politica Urbana na Ordem Econômica", de Júlia Ávila Franzoni. O evento será em BH, na Livraria Leitura Pátio Megastore (av. do Contorno, 6.061), às 19h.

Hoje, a Editora Arraes Editores lança a obra "Simples Nacional e Extrafiscalidade", de Fernanda Mara Macedo Pacobahyba. O evento será na Fortaleza, na UNIFOR, às 18h30. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Amanhã, Werner Grau, do escritório Pinheiro Neto Advogados, participa do "1º Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema", que acontece em Presidente Prudente/SP. Pela manhã, ele estará no painel "Cidades", que vai discutir a questão dos conflitos entre a proteção do ambiente, o direito à moradia e outros direitos fundamentais. Sua palestra será a respeito do "Papel do Estado na viabilização da coleta sustentável de lixo".

Amanhã, das 16 às 19h, em Brasília, o escritório Alino & Roberto e Advogados promove o seminário "Raça e Gênero no Judiciário Brasileiro", com a presença das professoras Ana Luiza Flauzina e Debora Diniz. O evento é aberto ao público em geral e será transmitido por videoconferência para possibilitar a participação dos escritórios de Salvador e SP. Informações : (61) 2195-0211.

Flávio Cheim Jorge, do escritório Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados, participará, de 16 a 18/5, do curso de especialização lato sensu em "Direito Eleitoral", em Cuiabá.

No dia 16/5, em Brasília, Adriana Coli Pedreira, do escritório Siqueira Castro Advogados, palestrará sobre "Impactos ambientais e Licenciamento Ambiental", durante o workshop "Regulação e Funcionamento do Setor Elétrico no Brasil".

Gilberto Giusti, do escritório Pinheiro Neto Advogados, participa do curso avançado para árbitros da Câmara Internacional de Comércio, dia 17/5. Na ocasião, o advogado abordará "As disposições sobre árbitro de emergência no novo Regulamento de Arbitragem da ICC, de 2012".

Os professores André Mendes Moreira e Valter Lobato, do escritório Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados, convidam a comunidade jurídica e estudantes para o seminário "Responsabilidade Tributária - Questões Polêmicas", que acontecerá no dia 19/5, em Nova Lima/MG. Na ocasião, Misabel Derzi e Sacha Calmon Navarro Coelho serão palestrantes. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. (Clique aqui)

Igor Tamasauskas e Pierpaolo Cruz Bottini, do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados, participarão do "Seminário sobre a Lei Anticorrupção (12.846/2013) e suas implicações nas empresas, seus dirigentes e funcionários", que acontece dia 22/5, às 8h30, em SP. (Clique aqui)

Edison Carlos Fernandes, do escritório Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados, e André Luiz Costa-Corrêa são coordenadores acadêmicos do curso "O Novo IRPJ", promovido pelo CEU-IICS Escola de Direito, e que tem a coordenação geral de Ives Gandra da Silva Martins, que acontece dias 29 e 30/5, em SP. (Clique aqui)

Nos dias 29 e 30/7, Elias Marques de Medeiros Neto, diretor jurídico da Cosan, palestrará no "4º Congresso - Novo Código de Processo Civil", em SP. (Clique aqui)

CARF

Estão abertas as inscrições para o "IV Seminário do ICT - Questões Controvertidas no CARF", que será realizado pelo Instituto Cidadania Tributária - ICT, nos dias 29 e 30/5, no auditório do Hotel Renaissance, em SP. O seminário irá reunir conselheiros do CARF, professores, advogados, contadores, empresários e diretores da ABDF interessados na discussão de questões relevantes de Direito Tributário. Concorra a vagas-cortesia. (Clique aqui)

Concorrência

No dia 16/5, às 16h, o Digesto, em conjunto com o Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais, lançará o "Portal da Concorrência, Infraestrutura, Regulação e Comércio", consolidando decisões administrativas do Cade. Na ocasião, haverá uma discussão sobre o balanço do biênio da lei 12.529/11 e as perspectivas da defesa da concorrência no Brasil com o presidente do Cade, Vinicius de Carvalho. No lançamento do portal falarão os professores Gesner Oliveira e Fernando S. Marcato e Tomás Junqueira de Camargo, sócio do Digesto. O evento será na Fundação Getúlio Vargas (rua Itapeva, 432, 6º andar, sala 601, SP). (Clique aqui)

MP 627

A FocoFiscal - Cursos e Capacitação promove o curso "MP 627 convertida na lei 12.973/14 - Grandes Alterações no IRPJ, CSLL e PIS/ COFINS", dia 23/5, em SP (clique aqui), e no dia 26/5, no RJ (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Recuperação judicial

A Comissão de Mercado Financeiro do IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial realiza a palestra "Temas Polêmicos na Recuperação Judicial", dia 20/5, a partir das 9h. Informações e inscrições : (11) 3255-0399 ou clique aqui.

Mercado

A palestra "Governança Corporativa no Mercado Financeiro e de Capitais", realizada pelo IASP, acontece dia 19/5, em SP. (Clique aqui)

Compliance

O "Curso sobre Compliance Jurídico", realizado pelo Forum Cebefi, acontece dia 21/5, em SP. (Clique aqui)

Agronegócio

A "3ª Conferência - Aspectos Jurídicos, Riscos e Financiamento do Agronegócio", realizada pelo IBC - International Business Communications, acontece dias 21 e 22/5, em SP. (Clique aqui)

Comercial

No dia 22/5, acontece o curso "Legislação fiscal para área comercial", realizado pela VCA - Academia Jurídica, em SP. (Clique aqui)

Cursos

A Editora Lex promove os cursos "Cálculos de Benefícios e Fator Previdenciário - Análise de Carta de Concessão" (clique aqui), dias 22 e 23/5, no RJ ; e "Preclusão Processual - Teoria e Prática" (clique aqui), dias 23 e 24/5, em SP.

Participe

De 26 a 29/5, acontecem os cursos "Aspectos práticos das audiências nas ações de família" (clique aqui) ; e "Direito Obrigacional" (clique aqui), ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela AASP.

Cortesia

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para os seminários "Direito marítimo e portuário - Regulamentação e controle" (clique aqui), dia 27/5, no RJ ; e "Departamento jurídico estratégico fundamentado nas perspectivas legal, gerencial e econômica" (clique aqui), dia 3/6, em SP.

Congresso

A LEC - Legal, Etthics & Compliance promove o "2º Congresso Internacional de Compliance", dias 25 e 26/6, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Treinamento

No dia 3/6, acontece o "Treinamento sobre Pregão Eletrônico e Capacitação Técnica do Pregoeiro Eletrônico", realizado pela Editora NDJ, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Parceria

A Faculdade de Direito da USP firmou convênio com a Faculdade de Direito da PUC-SP com o objetivo de promover a cooperação acadêmica entre docentes e alunos das duas instituições. A parceria foi assinada no último dia 12 pelos diretores José Rogério Cruz e Tucci (FDUSP) e Pedro Paulo Teixeira Manus (PUC-SP). Entre as metas a serem alcançadas está a de estabelecer uma ampla programação cultural, com pelo menos duas atividades ao longo do ano letivo.

Eventos

A Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, oferece vagas-cortesia para os eventos, em SP :

"Cruzamento de informações da Receita Federal (DCTF x EFD-Contribuições x Per/Dcomp x DIPJ x Lalur x Fcont x Sped Contábil)", dia 23/5. (Clique aqui)
"RADAR - Normas e Procedimentos - Novas Regras", dia 23/5.
(Clique aqui)
"VIII Jornada de debates sobre questões polêmicas de Direito Tributário", dias 2 e 3/6.
(Clique aqui)

Agraciados

Sorteio de obra : A obra "Decisões Intermédias e Mutação na Justiça Constitucional" (Arraes Editores - 216p.), de Cibele Fernandes Dias, vai para Jordana Grazielle Nogueira Camargos, advogada em Arcos/MG. (Clique aqui)

Lauda Legal : O ganhador do título "Lei de Inelegibilidade Comentada" (Atlas - 139p.), de Marino Pazzaglini Filho, é Vitor Hugo Janeiro Torres, advogado no Rio de Janeiro. (Clique aqui)

Evento : Sara Regina Diogo é a felizarda que ganhou a vaga-cortesia oferecida pela AASP para o curso "Law and Economics - Aspectos da aplicação prática", que acontece de 19 a 22/5, em SP. (Clique aqui)

Eventos : Os sortudos que ganharam as vagas-cortesia oferecidas pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, para os eventos, em SP, são :

Gláucia Bacci Amaral - "Direito Trabalhista e Previdenciário para gestores de RH e DP", dias 17 e 24/5. (Clique aqui)
Fabiana Apda Moreira Santos - "Formação do preço de venda : O Impacto dos Tributos Indiretos", dia 17/5.
(Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Batalha
AL/Piranhas
MG/Bonfinópolis de Minas
PE/Afrânio
RS/Mostardas
SE/Santo Amaro das Brotas
SP/Boa Esperança do Sul
SP/Dobrada

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Advocating Pill, U.S. Signals Shift to Prevent Aids"

The Washington Post - EUA

"Clintons take on critics in GOP"

Le Monde - França

"Cannes: un Festival hanté par la guerre"

Corriere Della Sera - Itália

"Napolitano: nessun complotto"

Le Figaro - França

"L'Europe désarmée face à l'afflux de clandestins"

Clarín - Argentina

"Aumentan el salario familiar y la Asignación Universal por Hijo"

El País - Espanha

"El juez constata la financiación ilegal y los sobresueldos del PP"

Público - Portugal

"PSD/CDS e PS votam muito em sintonia na Europa"

Die Welt - Alemanha

"Notenbanker stemmen sich gegen starken Euro"

The Guardian - Inglaterra

"World Cup state to scrap harsh laws against migrant workers"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Base domina CPI da Petrobras e vai investigar Porto de Suape"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Mantega nega uso de tarifas para controlar inflação"

O Globo - Rio de Janeiro

"Governistas incluem obras de PSB e PSDB na CPI da Petrobras"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Jogo duro contra protestos violentos"

Correio Braziliense - Brasília

"Campanha do medo assusta até petistas"

Gazeta do Povo - Paraná

"Alta nos preços dos imóveis desacelera e fica perto da inflação"

Zero Hora - Porto Alegre

"MP vai denunciar pai de Bernardo"

O Povo - Ceará

"Mãe assassinada e filha baleada"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Saques, arrastões... e Força Nacional convocada"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour
· Cosan
· Google
· Souza Cruz

Escritórios :

· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Collucci Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BM&A - Barbosa, Müssnich & Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Advogados Associados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier & Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Corbo, Aguiar e Waise Advogados Associados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Delmanto Advocacia Criminal
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Tuma Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes, Carneiro Advogados (GCMC)
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Halembeck Barros Advogados Associados
· Harada Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licastro Sociedade de Advogados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Visnevski Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Negromonte & Prado Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palhares Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Santos Faria & Calvão Moreira Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Serra, Fernandes & Volk Sociedade de Advogados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia e Consultoria Rodrigo da Cunha Pereira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados

· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English, Inglês Instrumental
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· upLexis
· VCA - Academia Jurídica
· VFK Cursos Jurídicos
· VIEX Americas
· Winner Idiomas
· 4Legal
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digesto
· Direito GV
· DocWise
· Editora Arraes Editores
· Editora Atlas
· Editora Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Gabinete de Perícias Gomide
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ibaixe
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Etthics & Compliance
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Megaleilões
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Peak Cursos
· Pezco Microanalysis
· PKF NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR