Gramatigalhas

Como - Qual a categoria gramatical?

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a esse respeito, veja a coluna.

15/6/2022
O leitor Marco Aurélio Mello envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Professor, gostaria de confirmar se o elemento 'como' presente no trecho que aqui transcrevo da canção 'Como nossos pais', de Belchior, exerce a função de conjunção ou de advérbio: 'Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais'".

1) Um leitor quer saber qual a categoria gramatical da palavra como no trecho de uma conhecida canção de Belchior: "Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais". Para ele, haveria duas possibilidades: conjunção ou advérbio.

2) Ora, observada a circunstância de que a palavra como pode desempenhar diversos papéis, o certo é que, em períodos como esse, que tem duas orações, a estrutura frequentemente omite o verbo da última delas: (i) "[...] vivemos"; (ii) "como nossos pais [viviam]".

3) Como não é difícil perceber, a oração iniciada por como dá à oração anterior uma ideia de comparação, e, por isso, a oração se chama subordinada adverbial comparativa.

4) E a palavra que inicia uma oração é uma conjunção, a qual, pelas características da oração por ela iniciada no caso vertente, recebe o nome de conjunção subordinativa comparativa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.