COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Como - Qual a categoria gramatical?

Como - Qual a categoria gramatical?

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Atualizado em 14 de junho de 2022 10:56

O leitor Marco Aurélio Mello envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Professor, gostaria de confirmar se o elemento 'como' presente no trecho que aqui transcrevo da canção 'Como nossos pais', de Belchior, exerce a função de conjunção ou de advérbio: 'Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais'".

Envie sua dúvida


1) Um leitor quer saber qual a categoria gramatical da palavra como no trecho de uma conhecida canção de Belchior: "Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais". Para ele, haveria duas possibilidades: conjunção ou advérbio.

2) Ora, observada a circunstância de que a palavra como pode desempenhar diversos papéis, o certo é que, em períodos como esse, que tem duas orações, a estrutura frequentemente omite o verbo da última delas: (i) "[...] vivemos"; (ii) "como nossos pais [viviam]".

3) Como não é difícil perceber, a oração iniciada por como dá à oração anterior uma ideia de comparação, e, por isso, a oração se chama subordinada adverbial comparativa.

4) E a palavra que inicia uma oração é uma conjunção, a qual, pelas características da oração por ela iniciada no caso vertente, recebe o nome de conjunção subordinativa comparativa.