Lauda Legal

Direito Internacional Atual

Conheça a obra "Direito Internacional Atual".

26/3/2014




Editora:
Elsevier – Campus Jurídico
Autora: Liliana Lyra Jubilut
Páginas: 372



Entender o fenômeno internacional e sua regulamentação jurídica é necessário para a compreensão de um mundo em que globalização, cooperação e interesses nacionais tornaram-se conceitos capitais, e mais que isso, demandam um olhar capaz de harmonizá-los.

É esse o tom orientador da coletânea em tela, em que diferentes autores desenvolvem diferentes premissas relacionadas à matéria. Sobre essa diversidade, aliás, é interessante notar a lição preliminar lembrada pela coordenadora da obra, segundo a qual além das bases conceituais e prescritivas da Paz de Westphalia, sempre retomadas para definir o Direito Internacional Clássico, ao Direito Internacional contemporâneo impõe-se "a necessidade de diálogo com outras áreas do saber para sua mais adequada compreensão". Dentre essas áreas, merece destaque a política, compreendida como o contexto em que se desenvolvem as relações internacionais.

Assim, sob esse propósito, a obra está bipartida, dedicando-se primeiramente às relações conceituais entre Direito Internacional e as disciplinas de Relações Internacionais; e em seguida, às relações contextuais entre as mesmas searas.

Na primeira parte, é emblemático o desenho proposto pelo pesquisador Roberto Vilchez Yamato (bacharel tanto em Direito como em Relações Internacionais), para quem o direito internacional pode ser reconhecido como "um conjunto de normas, regras e instituições internacionais que, concomitantemente, (re)constituem e são (re)constituídas pela política internacional; (...) acima de tudo (e do ‘todo’), uma (re)construção – sempre problemática, questionável, e, portanto, política – da ordem internacional, que por sua vez, seria (re)construída, também, pelo direito internacional."

Na segunda parte do livro, a fim de traçar contornos para o contexto em que se deve dar o diálogo entre Direito Internacional e Relações Internacionais, são tratados temas como o Sistema Interamericano de Direitos Humanos; a exceção sobre moralidade pública nos Acordos perante a OMC; a regulação internacional sobre investimentos; as migrações internacionais e o seu impacto.

__________

Ganhadora :

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

Roberta Resende é formada pela faculdade de Direito do Largo de São Francisco/USP (Turma de 1995) e pós-graduada em Língua Portuguesa, com ênfase em Literatura.