Migalhas de Peso

Golpe do falso advogado. Saiba como evitar!

Golpe do falso advogado engana vítimas com promessas de ações judiciais e solicitações de Pix.

15/5/2025

A advocacia tem sofrido cada vez mais com a conduta de estelionatários que se passam por advogados e escritórios para enganar as vítimas e aplicar golpes, com objetivo de obter quantias de forma indevida.

A abordagem é realizada pelos criminosos via WhatsApp ou por meio de telefone e solicitam o pagamento de um determinado valor via Pix ou transferência bancária para uma conta bancária administrada pelo grupo criminoso, com o fundamento de que após essa transação será liberada uma quantia devida a título de uma suposta ação judicial que a pessoa obteve sucesso.

Recentemente a OAB/SP elaborou uma cartilha para orientar os profissionais da área e o público em geral a como evitar a esse tipo de situação, que ficou conhecido como “golpe do falso advogado”, pelo qual as quadrilhas que se especializaram nesse tipo de ação acessam os dados públicos disponibilizados pelos Tribunais. Lembre-se sempre de conferir os contatos do escritório e do profissional que é responsável pelo seu processo e nunca faça nenhum pagamento antes de se certificar com o seu advogado sobre a solicitação.

Caso seja vítima de uma transação nesse formato, registre imediatamente um boletim de ocorrência e salve toda a documentação possível.

Glauco Leal Nogueira
Sócio do escritório Leal Nogueira Advogados. Formado pela Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Pós Graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Escola Paulista de Direito - EPD. Membro da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025